A importância do guia de turismo na experiência turística: da teoria à prática das agências de receptivo de Curitiba- PR

Autores

  • Raquel Pazini Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Debora Cordeiro Braga Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n2.2017.1269

Palavras-chave:

Guia de turismo, Agências de turismo receptivo, Gestores, Indicadores, Curitiba-PR.

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória e descritiva, que parte de uma ampla revisão da literatura sobre o tema guia de turismo e sua aproximação com a prestação de serviços de agências de turismo receptivo. Para avaliar a coerência de tudo que se discute na academia com a realidade do mercado de turismo receptivo de Curitiba-PR, foram realizadas entrevistas em profundidade com gestores e proprietários de oito das principais agências de turismo atuantes nesse mercado. Os resultados foram analisados considerando seis indicadores (adequação, compreensão, aprendizagem, responsabilidade, entretenimento e cocriação), relacionados às dimensões da criatividade, inovação, experiência e emoções na oferta de produtos. Eles demonstram que os gestores compreendem o importante papel do guia de turismo no sucesso de seu negócio, e que esse profissional deve ter habilidades e características específicas para o desempenho de sua função, permitindo ao turista usufruir de uma experiência diferenciada e de qualidade no destino.

Biografia do Autor

Raquel Pazini, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Bacharel em Turismo pela Universidade Positivo, Especialista em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas e Gestão da Aprendizagem pela Universidade Positivo, e Mestre em Turismo pela UFPR - Universidade Federal do Paraná.

Debora Cordeiro Braga, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Bacharel em Turismo e em Administração de Empresas, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Bacharel em Turismo pela UFPR, Especialista em Economia do Turismo pela Universidade Bocconi (Italia), Mestre em Gestão do Turismo pelo ISCTS (Italia), Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentavel pela ULPGC (Espanha)

Downloads

Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos originais