A Festa do Corpo

Autores

  • Heloisa Ribeiro
  • Lucelena L. Delamaro

Palavras-chave:

Carnaval, Cultura,

Resumo

Os mais velhos dizem que "o Carnaval não é mais como antigamente". A indústria cultural se apropriou de uma representação espontânea e livre, transformando-a em produto de consumo dos meios de comunicação, do turismo e da publicidade. O Carnaval é agora um espetáculo de consumo, muito mais que uma expressão da cultura do povo. Dessa forma, difunde a imagem de sensualidade, de festa do corpo, que contribui para a manutenção da idéia do "paraíso perdido" a ser redescoberto nos trópicos, nos corpos morenos e sensuais de nossas mulheres. A síntese dessa imagem estaria representada na figura da "madrinha da bateria" das escolas de samba - um sonho que povoa a imaginação dos homens e das mulheres.

Downloads

Publicado

2006-09-25

Como Citar

Ribeiro, H., & Delamaro, L. L. (2006). A Festa do Corpo. Caderno Virtual De Turismo, 2(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/12

Edição

Seção

Artigos originais