Turismo, moda e negócios no Maraponga Mart Moda em Fortaleza/CE

Autores

  • Priscila Medeiros Camelo Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.
  • Luzia Neide Menezes T. Coriolano Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.
  • Cláudia Sousa Leitão Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1127

Palavras-chave:

Turismo, Moda, Turismo de Negócios.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição da moda para o desenvolvimento do turismo de negócios em Fortaleza e o perfil dos compradores do shopping atacadista Maraponga Mart Moda. O turismo de negócios destaca-se na capital do Ceará como segmento em ascensão, proporcionando benefícios sociais e econômicos a Fortaleza, uma vez que contribui para o aumento do fluxo de turistas, gera renda e divulga a imagem do destino turístico. Fortaleza é um importante polo de moda e atrai revendedores de todo o Brasil. Optou-se pelo método fenomenológico, que investiga fenômenos humanos tais como são vivenciados e experimentados. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, com base na revisão da literatura, e pesquisas documentais e de campo, com aplicação de questionários a compradores que frequentam o shopping. A análise dos dados ratifica a relevância dos negócios de moda em Fortaleza e a relação com o turismo fortalecendo-o. Conclui-se que o Maraponga Mart Moda incentiva a vinda de compradores atacadistas do País, movimenta a cadeia produtiva da moda e fortalece o turismo na capital cearense.

Biografia do Autor

Priscila Medeiros Camelo, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre em Gestão de Negócios Turístico pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); doutoranda em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); professora do curso de design de moda da Devry Brasil (FANOR) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). E-mail: priscilamedeiros@gmail.com

Luzia Neide Menezes T. Coriolano, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Prof.ª do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Coordenadora do Laboratório de Estudos do Turismo e Território - NETTUR, Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora CNPq E-mail: luzianeidecoriolano@gmail.com

Cláudia Sousa Leitão, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e em Educação Artística pela Universidade Estadual do Ceará. É mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo -USP e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes, Paris V. É professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Como Citar

Camelo, P. M., Coriolano, L. N. M. T., & Leitão, C. S. (2018). Turismo, moda e negócios no Maraponga Mart Moda em Fortaleza/CE. Caderno Virtual De Turismo, 17(3). https://doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1127

Edição

Seção

Artigos originais