Geoturismo e geonímia na Ilha Grande – Angra dos Reis (RJ): subsídio à visitação pública de Abraão e Saco do Céu

Autores

  • Ana Beatriz Costa Farias Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Sonia Vidal Gomes da Gama Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Achilles d'Avila Chirol Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.1085

Palavras-chave:

Patrimônio, Unidade de Conservação, Turismo, Ilha Grande

Resumo

A atividade turística é o uso mais recente do território protegido da Ilha Grande, distrito de Angra dos Reis, localizado no sul do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o zoneamento turístico municipal, esse território insular denomina-se Corredor Turístico da Ilha Grande onde os atrativos históricos, culturais e naturais são explorados. O objetivo principal da pesquisa é inventariar os patrimônios histórico-culturais e geológicogeomorfológicos da Vila de Abraão para subsidiar propostas de planejamento na perspectiva do geoturismo fundamentadas no paradigma integrador de Dèpraz (2008). A metodologia baseia-se na inventariação do patrimônio de acordo com Brilha (2010) e nas categorias de análise de Gomes (2013), essenciais para compreender o espaço geográfico e as imagens espontaneamente observadas. Os conceitos de geodiversidade, geoconservação e geoturismo são essenciais nessa análise em que o circuito proposto apresenta elementos naturais e construídos, marcos ou símbolos dos territórios do cárcere e da proteção natural. Os principais resultados obtidos são o registro e georreferenciamento do percurso das trilhas T1 (Circuito Abraão) e T2 (Abraão-Saco do Céu) e a descrição do patrimônio com seu respectivo nome geográfico ou geônimo.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Costa Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduanda em Geografia (Bacharel e Licenciatura) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Planejamento Territorial.

Sonia Vidal Gomes da Gama, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Instituto de Geografia. Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Planejamento Territorial.

Achilles d'Avila Chirol, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Instituto de Geografia.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Farias, A. B. C., da Gama, S. V. G., & Chirol, A. d’Avila. (2017). Geoturismo e geonímia na Ilha Grande – Angra dos Reis (RJ): subsídio à visitação pública de Abraão e Saco do Céu. Caderno Virtual De Turismo, 17(1). https://doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.1085

Edição

Seção

Artigos originais