Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Caderno Virtual de Turismo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O Caderno Virtual de Turismo (CVT) é um periódico científico dedicado à divulgação eletrônica de artigos originais e resenhas críticas de estudos voltados para o debate do turismo como vetor de desenvolvimento social.

Em seu escopo temático, propõe uma visão multidisciplinar do fenômeno turístico, reconhecendo suas implicações nas dimensões ambiental, social, econômica, histórica, cultural, política e institucional da sustentabilidade, fundamentais para o desenvolvimento social.

O CVT está aberto a submissões de dois tipos originais: artigos originais e resenhas de livros.

• Os artigos originais se caracterizam por uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa inédita.

Os artigos originais de pesquisa devem seguir o padrão convencional de Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. Outros formatos podem ser aceitos de acordo com o conteúdo apresentado. A Introdução deve ser curta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. As fontes de dados, a população estudada, amostragem, critérios de seleção, procedimentos analíticos, dentre outros, devem ser descritos de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade. A seção de Resultados deve se limitar a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações/comparações. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras. A Discussão deve incluir a apreciação dos autores sobre as limitações do estudo, a comparação dos achados com a literatura, a interpretação dos autores sobre os resultados obtidos e sobre suas principais implicações e a eventual indicação de caminhos para novas pesquisas.

• As resenhas de livros devem conter a análise de um trabalho frente um quadro de referência teórica da área proposta pelo autor, o qual deve avaliar e criticar a obra expondo seu ponto de vista pessoal. Serão priorizadas resenhas de livros lançados nos dois anos que antecedem a submissão.Se a resenha for aprovada, será solicitada pela nossa equipe um exemplar do livro.

 No que se refere ao processo de submissão dos artigos originais, os autores devem seguir as seguintes normas e diretrizes:

• O CVT recebe manuscritos em português, inglês ou espanhol.

• Para assegurar o anonimato da autoria do manuscrito no processo de revisão pelos pares, ele não deve conter nenhum elemento que permita a identificação da sua autoria. Todos os dados referentes à autoria do manuscrito e identificação dos autores (nome e sobrenome, afiliação institucional, cidade, estado e país) devem ser registrados no formulário de submissão eletrônica.

• O conceito de autoria está baseado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autor, no que se refere sobretudo à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica.

• Sugerimos que os manuscritos tenham entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas, já considerando resumo, figuras, fotos, tabelas, gráficos e bibliografia; caso seja submetido fora dessa faixa, os revisores poderão solicitar a redução ou ampliação dos mesmos.

• O manuscrito deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC (Microsoft Word 2003 ou OpenOffice), .DOCX (Microsoft Word 2007) ou .RTF (Rich Text Format).

• O manuscrito deve ser formatado com espaçamento 1,5; usar fonte tamanho 12; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL) para destaques de palavras e trechos; ter figuras e tabelas inseridas no corpo do texto e não em seu final; Clique aqui e faça o download do modelo de manuscrito.

• Todos os manuscritos devem apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. Os resumos em cada um dos três idiomas não devem ultrapassar o limite de 1.200 caracteres com espaços; estes devem apontar qual é o objetivo geral do trabalho e o resultado principal apresentado de forma sintática;

• Todas as obras citadas no texto devem entrar nas Referências bibliográficas, que, por sua vez, não devem conter nenhuma obra que não tenha sido citada no texto;

• Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.ubc.ca) devem estar ativos;

• As notas deverão ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto. As referências bibliográficas usadas deverão aparecer no próprio texto, conforme indicado no item 12;

• As citações devem seguir o padrão indicado pela NBR 10520 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As referências bibliográficas devem seguir a norma NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e serem listadas em ordem alfabética Clique aqui e faça o download do documento de "Diretrizes para os autores" com exemplos para a citação.

• O(s) autor(es) que fizer(em) uso de fotos e figuras no seu texto deverá(ão) envia-las em formato .jpg como documento suplementar ( ver Tutorial para Submissão de Manuscritos). O não atendimento de, pelo menos, um dos itens acima implicará na exclusão do trabalho do processo avaliação. Caso tenha problemas ou dúvidas no processo de submissão online, verifique o Tutorial para Submissão de Manuscritos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O manuscrito deve se enquadrar no eixo temático do Caderno Virtual de Turismo, apontado no item Foco e Escopo;
  2. O manuscrito deve ser original, inédito, e não estar sendo avaliado para publicação por outro periódico;
  3. O(s) autor(es) deve(m) estar ciente(s) do aviso de Copyright e Licença de Uso que todo o conteúdo publicado por este periódico está condicionado;
  4. O manuscrito deve ser editado com programas de processamento de texto. Os arquivos digitais serão aceitos em três formatos: .DOC (Microsoft Word 2003 ou OpenOffice), .DOCX (Microsoft Word 2007) ou .RTF (Rich Text Format);
  5. O manuscrito poderá ter no máximo 3 (três) autores;
  6. O manuscrito deve apresentar título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol;
  7. Trabalho que apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do texto ou como identificação oculta NÃO serão submetido ao processo de avaliação. Para retirar a identificação oculta acesse: Menu Arquivo, Propriedades, aba Resumo e exclua título, autores e demais informações que possam identificar os mesmos
  8. O manuscrito que apresentar o(s) nome(s) do(s) autor(es) em quaisquer partes do texto ou como identificação oculta NÃO será submetido ao processo de avaliação. Para retirar a identificação oculta acesse: Menu Arquivo, Propriedades, aba Resumo e exclua título, autores e demais informações que possam identificar os mesmos;
  9. O processo de submissão de manuscritos requer o preenchimento de TODOS os campos do formulário de cadastramento, de TODOS os autores do texto enviado;
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.

 

Política de Privacidade

As informações incluidas no cadastro dos usuários serão usadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.