Imagem Técnica e Imagem Turística: considerações sobre o Instagram como motivador para o turismo

Renan Augusto Moraes Conceição

Resumo


Com um mercado que atrai investimentos maciços em publicidade, o turismo movimenta cerca de 1 trilhões de dólares ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo. Deste modo, as empresas turísticas investem em publicidade nas mais variadas formas e redes sociais, como o Instagram, são uma forma de propagação dessa publicidade, impulsionando o desejo pela atividade turística. O objetivo desse artigo é caracterizar o Instagram como um propagador de imagens turísticas de caráter técnico, em que o uso de imagens publicitárias para o turismo ocorre de maneira intensiva e intencional. De caráter bibliográfico, pois se fundamenta nas obras de autores como Belting (2007), Flusser (2011, 2013), Sartre (2008) e Wulf (2013); documental e jornalístico, uma vez que analisa material imagético e de veículos como o jornal El Pais; e exploratório, levantando informações sobre o uso de imagens por alguns usuários do Instagram, essa pesquisa tem como resultado a detecção de padrões nas imagens publicitárias veiculadas no Instagram, originando um movo de vida pautado pela publicidade espontânea, tornando os usuários de aplicativos de imagens em agências de publicidade turística ambulante.

Palavras-chave: Turismo e publicidade, imagem técnica, Instagram


Palavras-chave


Turismo; imagem técnica; Instagram; publicidade;

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DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1747



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