Turismo esportivo de experiência em museus e tours em estádios de futebol

Marcio Ferreira Bezerra, Pedro Henrique Curvello, Deborah Moraes Zouain

Resumo


O futebol é singular quanto ao poder de atração, mobilização de pessoas e transmissão de emoções e sentimentos. Para instituições que internacionalizam suas marcas, seu público alvo passa a não ser mais somente o local e com isso, abre uma nova oportunidade de receita através do turismo esportivo, com visitação a museus e tour nos estádios. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é investigar se os espaços esportivos de Boca Juniors, Real Madrid, Barcelona, Benfica e Maracanã estão alinhados com a teoria sobre turismo de experiência como forma de qualificação de um atrativo turístico. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, com coleta de dados realizada in loco, utilizando a técnica de observação não participativa. A análise foi feita englobando aspectos multidimensionais relacionados à experiência. Os resultados apontam que tais locais são mais do que espaços reservados à memória, pois oferecem uma experiência que leva emoção por novas perspectivas, através do uso de tecnologias.

Palavras-chave


Turismo de experiência, futebol, museus.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1516



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.