Desenvolvimento do turismo em Sergipe: apoio à criação de negócios e parcerias entre o setor público e privado
Palavras-chave:
Desenvolvimento do turismo, Criação negócios, Parcerias público privadasResumo
O objetivo desse estudo foi analisar formas de apoio para desenvolvimento e criação de empreendimentos turísticos, além de parcerias existentes entre instituições do setor público e privado no Estado de Sergipe, Brasil. O método de pesquisa adotado foi o de estudo de caso único, em que Sergipe foi considerado a unidade de análise. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com treze gestores de instituições públicas e privadas e foram também analisados documentos, tais como planos de desenvolvimento, projetos, publicações e conteúdos extraídos de sites das instituições que apoiam o desenvolvimento do turismo. Os resultados mostraram que os órgãos públicos criam um ambiente propício para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos na medida em que financiam obras de infraestrutura e promovem a divulgação do Estado. Identificou-se também que existe uma vasta rede de instituições voltadas para o desenvolvimento do turismo e para criação de empresas. No entanto, observa-se a carência de ações de integração mais efetivas, que possam diminuir os seus esforços individuais e levem a atingir objetivos mais eficazmente.Downloads
Publicado
12.08.2014
Como Citar
Silva, J. D. da, & Teixeira, R. M. (2014). Desenvolvimento do turismo em Sergipe: apoio à criação de negócios e parcerias entre o setor público e privado. Caderno Virtual De Turismo, 14(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/831
Edição
Seção
Artigos originais