O comportamento dos consumidores turísticos no uso da telefonia móvel

Autores

  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Augusto José Neves Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Eduardo Michelotti Bettoni Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Palavras-chave:

Comportamento Consumidor, Telefonia Móvel, Turismo, Comércio Eletrônico, Aplicativos Móveis

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar o comportamento do consumidor turístico brasileiro quanto ao uso de serviços de telefonia móvel na atividade turística. Com base em Bouwan, Carlsson, Lopez-Nicolas, McKenna, Molina-Castillo, Tuunanen, Walden (2012), Höpken, Fuchs, Zarcker, Beer (2012) e Ricci (2011) apresenta-se que a evolução dos sistemas de telefonia móvel tem provocado mudanças no comportamento dos consumidores turísticos. Para a pesquisa foi construído um questionário quantitativo online na ferramenta LimeSurvey, com perguntas fechadas de única ou múltipla respostas com escala Likert, estruturado em 5 aspectos e aplicado a grupos de consumidores turísticos com experiência em viagens e conhecedores científicos. Foram consideradas 366 respostas válidas que indicaram que os consumidores turísticos utilizam mais os websites dos destinos e prestadores de serviços turísticos no planejamento de viagens, e que as redes sociais são mais utilizadas no compartilhando de experiências durante as viagens. Apenas 22 participantes possuíam experiência em comércio eletrônico via telefonia móvel, sendo que destes, apenas 11 já utilizaram aplicativos interativos (APP) em viagens.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Biz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Departamento de Turismo Mestrado em Turismo UFPR Mestrado em Engenharia de Produção UFPR

Augusto José Neves, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Mestrando em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação UFPR Graduado em Turismo UFPR

Eduardo Michelotti Bettoni, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Pesquisador da FIEPR Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação UFPR Graduado em Turismo UFPR

Downloads

Publicado

04.04.2014

Como Citar

Biz, A. A., Neves, A. J., & Bettoni, E. M. (2014). O comportamento dos consumidores turísticos no uso da telefonia móvel. Caderno Virtual De Turismo, 14(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/777

Edição

Seção

Artigos originais