O comportamento dos consumidores turísticos no uso da telefonia móvel
Palavras-chave:
Comportamento Consumidor, Telefonia Móvel, Turismo, Comércio Eletrônico, Aplicativos MóveisResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar o comportamento do consumidor turístico brasileiro quanto ao uso de serviços de telefonia móvel na atividade turística. Com base em Bouwan, Carlsson, Lopez-Nicolas, McKenna, Molina-Castillo, Tuunanen, Walden (2012), Höpken, Fuchs, Zarcker, Beer (2012) e Ricci (2011) apresenta-se que a evolução dos sistemas de telefonia móvel tem provocado mudanças no comportamento dos consumidores turísticos. Para a pesquisa foi construído um questionário quantitativo online na ferramenta LimeSurvey, com perguntas fechadas de única ou múltipla respostas com escala Likert, estruturado em 5 aspectos e aplicado a grupos de consumidores turísticos com experiência em viagens e conhecedores científicos. Foram consideradas 366 respostas válidas que indicaram que os consumidores turísticos utilizam mais os websites dos destinos e prestadores de serviços turísticos no planejamento de viagens, e que as redes sociais são mais utilizadas no compartilhando de experiências durante as viagens. Apenas 22 participantes possuíam experiência em comércio eletrônico via telefonia móvel, sendo que destes, apenas 11 já utilizaram aplicativos interativos (APP) em viagens.Downloads
Publicado
04.04.2014
Como Citar
Biz, A. A., Neves, A. J., & Bettoni, E. M. (2014). O comportamento dos consumidores turísticos no uso da telefonia móvel. Caderno Virtual De Turismo, 14(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/777
Edição
Seção
Artigos originais