A certificação no turismo de aventura: uma análise do impacto no destino Serra Gaúcha

Autores

  • Alvaro Luiz de Melo Machado Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FACCAT), Taquara, RS, Brasil.
  • Leandro dos Santos Bazotti Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil.
  • Silvio Luiz Gonçalves Vianna Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Turismo de Aventura, Polo de Aventura Serra Gaúcha, Programa Aventura Segura, Certificação no Turismo de Aventura

Resumo

A busca pela natureza como cenário para práticas de Turismo e lazer tem demonstrado ser uma tendência atual. Em 2003, o Turismo de Aventura (TA) recebeu especial atenção do Ministério do Turismo com o início do Programa Aventura Segura (PAS), que selecionou o Polo de Aventura Serra Gaúcha, no Estado do Rio Grande do Sul, como um dos destinos prioritários do Programa. O presente artigo tem como objetivo investigar se os resultados anunciados pelo PAS foram percebidos junto à Gestão Empresarial e Gestão Ambiental das oito empresas de TA certificadas pelo PAS, pesquisando se houve melhorias quanto ao desempenho das empresas, e se tal melhoria reflete no aumento do fluxo de visitantes. Para a realização da pesquisa, foi utilizado questionário semiaberto com os administradores das empresas, categorizando-a como quantitativa, com tratamento dos dados feito de forma manual. Como resultado, é possível indicar que houve melhorias significativas na gestão empresarial e na gestão ambiental das empresas. Houve também um aumento no fluxo de visitantes após o PAS, mas, que tal melhoria não é percebida pelos gestores como relacionadas diretamente à implantação do PAS.

Biografia do Autor

Alvaro Luiz de Melo Machado, Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FACCAT), Taquara, RS, Brasil.

Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul. Graduação em Ciências Biológicas pela PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialização em Ecologia Social pela ULBRA-RS. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Turismo da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste - FACCAT.

Leandro dos Santos Bazotti, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil.

Mestrando em Turismo pela UCS - Universidade de Caxias do Sul/RS. Bacharel em Turismo com Ênfase em Hotelaria pelo Centro Universitário Metodista-RS. Técnico em Guia de Turismo. Atua como consultor na área de formatação, cotação, reservas, operacionalização e agenciamento de roteiros, viagens e expedições nacionais e internacionais.

Silvio Luiz Gonçalves Vianna, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil.

Administrador formado pela UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Doutor em Administração e Turismo pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Downloads

Publicado

07.08.2014

Como Citar

Machado, A. L. de M., Bazotti, L. dos S., & Vianna, S. L. G. (2014). A certificação no turismo de aventura: uma análise do impacto no destino Serra Gaúcha. Caderno Virtual De Turismo, 14(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/751

Edição

Seção

Artigos originais