Estado e turismo: trajetórias do caso baiano

Autores

  • Marília Flores Seixas de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil
  • Orlando J. R. de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil

Palavras-chave:

Turismo, Políticas Públicas, Bahia.

Resumo

Este trabalho discute as relações entre o Estado e o Turismo, tendo como foco a origem e a expansão da atividade turística na Bahia, a partir dos anos 1930, abordando o papel desempenhado pelos sucessivos governos locais em seu processo evolutivo. Analisa o modelo de desenvolvimento e a estrutura pública de planejamento e gestão, criados pelo Estado baiano para promover a turistificação dos lugares, mediante o re-ordenamento territorial, destacando os efeitos do modelo praticado e as tendências recentes, orientadas pela dinâmica da internacionalização turística.

Biografia do Autor

Marília Flores Seixas de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil

Graduada em Letras com Inglês e Literatura pela UESB, especialista em Leitura: Teoria e Prática , Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Doutora em Desenvolvimento Sustentável / Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (CDS/UnB). É professora adjunta de Cultura Brasileira, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência nas áreas de Produção Cultural, Políticas Públicas, Meio Ambiente e Antropologia com ênfase em Cultura Brasileira, atuando em pesquisas ligadas aos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, cultura brasileira, fotografia, linguagem, interdisciplinaridade e pertencimento cultural.

Orlando J. R. de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil

Graduado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Ciências Sociais, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UnB, Doutorando em Ciências Sociais pela UFBA.

Downloads

Publicado

16.12.2012

Como Citar

Oliveira, M. F. S. de, & Oliveira, O. J. R. de. (2012). Estado e turismo: trajetórias do caso baiano. Caderno Virtual De Turismo, 12(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/727

Edição

Seção

Artigos originais