O ambiente construído dos engenhos no município de Areia (PB): um estudo para o agroturismo

Autores

  • Morgana Targino Rojas Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil
  • Mabel Simone Guardia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
  • José Wallace Nascimento Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil

Palavras-chave:

Agroturismo. Edificações. Construções Rurais. Paraíba

Resumo

Face às transformações verificadas nas atividades agrárias e ao abandono e degradação das construções rurais, considerando-se a grande perspectiva de desenvolvimento do agroturismo, e diante da necessidade iminente de adequação destas construções, o trabalho objetivou identificar, caracterizar e analisar as edificações de engenhos no ambiente rural do município de Areia, Paraiba, diagnosticando a situação atual das edificações de produção de rapadura e cachaça diante das necessidades de adaptabilidade das atividades agroindustriais, conforme as exigências das legislações. A pesquisa desenvolvida é exploratória descritiva e avaliativa, foi utilizada como técnica padronizada de coleta de dados a observação sistemática, nas visitas aos engenhos. Observou-se que a maioria das edificações apresenta sistemas construtivos primitivos, de estilo arquitetônico predominantemente colonial. Diante das adaptações realizadas constatou-se que ocorre descaracterização do estilo, o que pode interferir na potencialidade turística da região.

Biografia do Autor

Morgana Targino Rojas, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil

Formada em Arquitetura, mestre em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Campina Grande

Mabel Simone Guardia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Mabel Simone de Araújo Bezerra Guardia, Bacharel em Turismo com especialização em Gestão da Qualidade Total, mestrado em Engenharia da Produção - Tecnologia da Informação (TI) Aplicada ao Turismo e doutoranda e Engenharia Agrícola, com foco em Turismo Rural. Professora do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com projetos de pesquisa e extensão nas áreas de TI e Turismo Rural.

José Wallace Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1996), Pós-Doutor pela pelo Departamento de Engenharia Agrícola e Biosistema da University of Kentucky. Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Construções Rurais e Ambiência, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de silos verticais, conforto térmico, ambiência, propriedade de fluxo e materiais de construção.

Downloads

Publicado

2014-04-23

Como Citar

Rojas, M. T., Guardia, M. S., & Nascimento, J. W. (2014). O ambiente construído dos engenhos no município de Areia (PB): um estudo para o agroturismo. Caderno Virtual De Turismo, 14(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/701

Edição

Seção

Artigos originais