São Miguel das Missões: uma concepção turística-cultural-formativa no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (Brasil)

Autores

  • Nair Sanzovo Pivatto UTFPR
  • Miguel Bahl UFPR

Palavras-chave:

São Miguel Arcanjo (Brasil). Formação do turista cultural. Interdisciplinaridade.

Resumo

A partir de uma experiência turística-cultural-formativa, vivenciada por alunos e professores, do Curso Técnico Integrado de Geomensura, da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, estado do Paraná (PR/Brasil), propõe-se apresentar, como objetivo, neste artigo, uma reflexão sobre a contribuição que a escola pode dar para “despertar” e “formar” o possível turista cultural, para que ele tenha informações e conhecimento para fruir as representações artísticas e culturais de um determinado lugar. Metodologicamente, utilizou-se como base inicial a execução de viagem de estudos como atividade didática com caráter interdisciplinar, para abordar a redução Jesuítica dos Guaranis de São Miguel Arcanjo, localizada em território brasileiro, no estado do Rio Grande do Sul (RS/Brasil) — uma das trinta reduções da época da expulsão dos jesuítas dos territórios espanhóis da América do Sul, constituindo-se em um local de atração turística, apesar de pouco trabalhado e divulgado. Além disso, realizou-se pesquisa bibliográfica, visitação in loco e observação participante assistemática no transcurso da viagem e da visitação. Como resultado, constatou-se uma mudança de atitudes dos alunos para com o significado do patrimônio cultural visitado e uma maior respeitabilidade.

Biografia do Autor

Nair Sanzovo Pivatto, UTFPR

Geógrafa e Pedagoga. Docente do Curso Técnico em Geomensura e do Curso de Licenciatura em Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Pato Branco) e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Miguel Bahl, UFPR

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Curso de Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2011-09-19

Como Citar

Pivatto, N. S., & Bahl, M. (2011). São Miguel das Missões: uma concepção turística-cultural-formativa no sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo (Brasil). Caderno Virtual De Turismo, 11(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/549

Edição

Seção

Artigos originais