Levantamento e avaliação dos impactos ambientais em áreas de uso recreacional das águas na bacia do Alto Rio das Velhas

Autores

  • Frederico Wagner de Azevedo Lopes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alex de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Antônio Pereira Magalhães Jr Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Impactos ambientais, atividade turística, bacia do Rio das Velhas.­

Resumo

A bacia do alto Rio das Velhas tem apresentado crescimento da atividade turística nos últimos anos, especialmente, aquela relacionada ao uso recreacional das águas. Entretanto, nota-se que, em meio a esse crescimento, ainda há carência de estudos sobre os impactos ambientais do turismo nos balneários desta bacia. Neste contexto, este trabalho tem como objetivos a identificação das principais áreas de uso recreacional das águas na bacia do alto Rio das Velhas; e a investigação dos impactos da atividade turística nos balneários, através de um protocolo de avaliação rápida de habitats e do método checklist. Os resultados revelam que os balneários mais impactados pelos turistas se encontram em áreas com acesso irrestrito. Por outro lado, balneários controlados por proprietários ou de acesso mais difícil, encontram-se mais preservados.

Biografia do Autor

Frederico Wagner de Azevedo Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Geógrafo pela UFMG, Mestre em Engenharia Florestal pela UFLA. Atualmente cursa doutorado em Geografia - Análise Ambiental na UFMG, e atua como pesquisador do grupo de epsquisa Geomorfologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais-IGC/UFMG, e da Fundação João Pinheiro - Governo de Minas Gerais.

Alex de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduando em Geografia pela UFMG; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geomorfologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais-IGC/UFMG.

Antônio Pereira Magalhães Jr, Universidade Federal de Minas Gerais

Geógrafo e mestre pela UFMG; Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UNB. Atualmente é professor do Departamento de Geografia da UFMG, e coordenador do grupo de pesquisa Geomorfologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais-IGC/UFMG.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Artigos originais