O estudo das marcas territoriais em prol do desenvolvimento turístico: o caso de Guimarães, capital européia da cultura em 2012
Palavras-chave:
Marcas territoriais, Espaço urbano turístico, Interpretação de imagens, Cidade de Guimarães.AbstractResumo
O presente texto propõe-se a apresentar um estudo baseado na captação e análise de imagens da marca territorial da cidade de Guimarães – Portugal, tendo em vista que esta será uma das Capitais Européias da Cultura em 2012. Atualmente aponta-se a percepção positiva das marcas territoriais como um fator capaz de alavancar economias, e nesse sentido, a projeção coerente da identidade e da imagem de um território pode se tornar um importante instrumento de desenvolvimento turístico. O referencial teórico da pesquisa permeia os campos de estudo do turismo, da gestão territorial e do planejamento estratégico urbano, e culmina em um estudo de caso de cunho qualitativo baseado em entrevistas junto aos grupos de emissores das imagens de marca (representantes locais) e aos grupos de receptores destas imagens (moradores e turistas) de Guimarães. Diante das informações captadas, por meio de uma análise, almeja-se detectar forças, fraquezas e oportunidades de intervenção no espaço, visando fortalecer a marca territorial e consequentemente o turismo em Guimarães.Downloads
Publicado
13.05.2011
Como Citar
Wielewicki, P. F. (2011). O estudo das marcas territoriais em prol do desenvolvimento turístico: o caso de Guimarães, capital européia da cultura em 2012. Caderno Virtual De Turismo, 11(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/542
Edição
Seção
Artigos originais