Planejamento turístico: análise da proposta no município de Valença (BA) no âmbito das recomendações das políticas públicas do turismo no país

Autores

  • Fernanda Meneses de Miranda Castro Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Aracajú - SE - Brasil
  • Moema Maria Badaró Cartibani Midlej Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus - BA - Brasil

Palavras-chave:

Planejamento participativo, Políticas públicas, Turismo, Valença-Bahia.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral estabelecer um paralelo entre as atuais recomendações das políticas públicas do turismo nacional e o planejamento do turismo no município de Valença – Bahia. Para tanto, foi realizada uma discussão teórica sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento turístico do município, enfocando o turismo e o planejamento, o setor público e o turismo e planejamento e participação. Ademais, analisou-se a proposta de planejamento traçada para o município em questão, através de pesquisas e entrevistas com membros da secretaria de turismo e atores sociais. Foram realizadas pesquisas em dados secundários disponibilizados pela secretaria de turismo do município e em dados primários (entrevistas), bem como utilização do método DAFO, como método auxiliar de análise. Os resultados apontaram para a não consideração efetiva da participação popular nas ações propostas pelo planejamento turístico de Valença e na decisão de políticas públicas de turismo do município. Este resultado evidencia a utilização de ações inadequadas e a falta de compreensão dos indivíduos sobre a importância da participação. Conclui-se que a estruturação do turismo, baseada na participação e integração dos agentes envolvidos, pode trazer resultados mais efetivos e condizentes com a realidade da região.

Biografia do Autor

Fernanda Meneses de Miranda Castro, Universidade Federal de Sergipe (UFSE), Aracajú - SE - Brasil

Formação: Bacharel em Turismo pela FAMETTIG, Bacharel em Administração pela UCSAL, Especialista em Metodologia DO Ensino na Educação Superior pela FVC e Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Ocupação profissional: Professora Efetiva do Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus - BA - Brasil

Formação: Bacharel em Economia pela UESC, Mestre em Economia Rural, Doutora em Educação pela UFBA. Ocupação Profissional: Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2011-05-13

Como Citar

Castro, F. M. de M., & Midlej, M. M. B. C. (2011). Planejamento turístico: análise da proposta no município de Valença (BA) no âmbito das recomendações das políticas públicas do turismo no país. Caderno Virtual De Turismo, 11(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/463

Edição

Seção

Artigos originais