Análise de Stakeholders para o Turismo Sustentável

Autores

  • Lindemberg Medeiros de Araujo Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Palavras-chave:

Turismo, Participação, Stakeholders, Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor cinco abordagens de análise de stakeholders que apresentam possibilidades para fins do planejamento e gestão dos lugares e destinações turísticas. É um trabalho de cunho teórico elaborado a partir da revisão de literatura da pesquisa de doutoramento do autor. Faz-se a discussão de que a análise de stakeholders é uma abordagem teórico-metodológica que pode contribuir para a construção do turismo sustentável por ser um procedimento que conduz ao envolvimento de atores e agentes sociais no processo de planejamento e gestão dos lugares que se tornam território da função turística. Assim, facilita a incorporação no processo decisório dos interesses coletivos das sociedades envolvidas.
Palavras-chave: Turismo; Stakeholders; Planejamento; Gestão; Sustentabilidade.

Abstract:
This work advances five approaches to stakeholder assessment that are well suited to the planning and management of tourist places and destinations. It is a theoretical contribution that was developed based on the author’s doctorate research. It is proposed here that stakeholder analysis is a theoretical and methodological approach that can aid the construction of sustainable tourism as the approach leads to the involvement of social actors and agents in the planning process of places that have become the territory of tourist functions. Participation can help consideration of the collective interests that are present in the tourist places and destinations.
Key-words: Tourism; Stakeholders; Planning; Management; Sustainability.

Biografia do Autor

Lindemberg Medeiros de Araujo, Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Formado em Geografia (Ufal), mestrado em Recursos Ambientais (Inglaterra) e Doutorado em Planejamento Turístico (Inglaterra). Foi Assessor Técnico do IMA (órgão de meio ambiente de Alagoas) durante 08 anos. Realizou vivitas técnicas aos órgão de meio ambiente do México e Alemanha. Ensina Geografia do Turismo na e Análise Ambiental na Ufal (graduação) e a disciplina "Turismo, Espaço e Desenvolvimento" no Prodema/Ufal (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). É pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade), e parecerista ad hoc do CNPq e da Revista Geonordeste. Tem interesses de pesquisa em Turismo e em Geografia, com ênfase na realação entre participação, território e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

07.05.2008

Como Citar

Araujo, L. M. de. (2008). Análise de Stakeholders para o Turismo Sustentável. Caderno Virtual De Turismo, 8(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/260

Edição

Seção

Artigos originais