Dádiva e Hospitalidade

Autores

  • Ana Bauberger Pimentel Instituto EICOS
  • Ruth Machado Barbosa
  • Davis Gruber Sansolo
  • Marta de Azevedo Irving

Palavras-chave:

Hospitalidade, dádiva, turismo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a hospitalidade sob a luz da teoria da dádiva. A reflexão envolveu uma articulação entre as questões associadas aos modelos clássicos de hospitalidade e as premissas associadas ao conceito da dádiva, tais como reciprocidade, gratuidade e espontaneidade. O referencial teórico de inspiração do trabalho partiu da obra de Marcel Mauss e dos estudos sobre hospitalidade. Para Godbout (1999, p. 20), a teoria da dádiva é "tão moderna e contemporânea quanto característica das sociedades primitivas." Já hospitalidade é um conceito polissêmico, com definições tão diversas quanto o enfoque dos autores que trabalham com o tema, seus usos e seus contextos. Para Lashey (2004), hospitalidade pode ser analisada com base em três domínios: social, privado e comercial, e representa fundamentalmente troca. Em todas as perspectivas, hospitalidade é interpretada como uma forma de relação humana baseada na ação recíproca entre visitantes e anfitriões, portanto, ela está associada

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Publicado

25.01.2008

Como Citar

Pimentel, A. B., Barbosa, R. M., Sansolo, D. G., & Irving, M. de A. (2008). Dádiva e Hospitalidade. Caderno Virtual De Turismo, 7(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/206

Edição

Seção

Artigos originais