Turismo religioso e desenvolvimento socioeconômico: análise da governança turística no município de Aparecida (SP)

Autores

  • Joao Jose dos Santos Junior Universidade de São Paulo (USP)
  • Edegar Luis Tomazzoni Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.23n3.2023.2058

Palavras-chave:

turismo religioso, política pública, desenvolvimento, aparecida (SP)

Resumo

Na análise do desenvolvimento do turismo, identificam-se os diferenciais dos segmentos da oferta na atração dos fluxos turísticos. O turismo religioso movimenta, anualmente, mais de 300 milhões de pessoas no mundo. É o principal segmento em vários destinos do país, entre os quais, o município de Aparecida (SP), sede do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, maior centro de peregrinação da América Latina. O turismo religioso, decorrente de romarias, é a principal atividade econômica do município, que recebe cerca de 12 milhões de visitantes ao ano. O Santuário, que oferece, além do espaço interno, estrutura de hospedagem, alimentação e lazer, influencia na configuração socioespacial do município, e impacta nas políticas públicas locais. Com base no modelo teórico dos múltiplos fluxos, este trabalho analisa a governança e a formulação de políticas públicas no destino turístico. Os procedimentos da pesquisa foram análise do Plano Diretor de Turismo Municipal e entrevistas com membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Nos resultados, verificam-se: articulação com o plano anterior, utilização de indicadores do inventário turístico, pesquisa de demanda e avaliação dos atrativos. Com os impactos da pandemia de Covid-19, houve maior articulação do setor. Conclui-se que o Comtur representa a consolidação da governança, em razão da convergência de interesses políticos, sociais e econômicos dos atores, na gestão, planejamento e especialmente na formulação das políticas públicas do turismo. É importante que o desenvolvimento turístico transcenda os limites do Santuário, contemplando a integralidade do território do município.

Biografia do Autor

Joao Jose dos Santos Junior, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP) na Escola de de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP). Mestre em Turismo na Escola de de Artes, Ciências e Humanidades (EACH - USP). Pós Graduado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Faculdade CENSUPEG (2020). Formação no Ensino Superior em Eventos pela FATEC Faculdade Estadual de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - SP (2018)

Edegar Luis Tomazzoni, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Associado (A3) da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), Mestrado e Doutorado, e no Curso de Graduação em Lazer e Turismo. Doutor em Ciências da Comunicação, com ênfase em Turismo e Desenvolvimento Regional, pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP, 2007). Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS, 2002). Graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

27.12.2023

Como Citar

Santos Junior, J. J. dos, & Tomazzoni, E. L. (2023). Turismo religioso e desenvolvimento socioeconômico: análise da governança turística no município de Aparecida (SP). Caderno Virtual De Turismo, 23(3), 6–24. https://doi.org/10.18472/cvt.23n3.2023.2058

Edição

Seção

Artigos originais