Artesanato e Turismo de Base Comunitária: interrelações e desafios na comunidade Ilha Grande dos Paulinos (Tutóia, Maranhão)

Autores

  • Glaucia Maria da Conceição Moraes Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Karoliny Diniz Carvalho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.1967

Resumo

O artigo possui como objetivo central analisar as possibilidades para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) na comunidade Ilha Grande dos Paulinos (Tutóia, Maranhão) com foco na sua produção artesanal. Para tanto, delineou-se os seguintes objetivos específicos: a) discutir a relação o TBC como opção para o Bem Viver das comunidades tradicionais; b) caracterizar a comunidade Ilha Grande dos Paulinos; c) verificar o interesse das artesãs em participar do planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento turístico do lugar e d) analisar o potencial do TBC como via de fomento ao artesanato neste local e contexto específicos. O embasamento teórico da pesquisa permeou discussões sobre o artesanato como patrimônio cultural e a sua apropriação pelo turismo com vistas a refletir sobre as potencialidades de projetos de TBC como fator de desenvolvimento local. Realizou-se uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com 05 artesãs da comunidade, além do registro fotográfico da produção artesanal. De acordo com os resultados da pesquisa, o artesanato tradicional foi percebido como elemento importante da identidade das artesãs e o turismo como promotor da qualidade de vida. Ressalta-se a necessidade de ampliar as redes de cooperação público e privada a fim de fomentar a cadeia produtiva do artesanato e fortalecer as práticas artesanais por meio da atividade turística, além de incentivar a visitação turística na ilha, alicerçado nos preceitos da socioeconomia solidária.

Biografia do Autor

Glaucia Maria da Conceição Moraes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Bacharela em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus São Bernardo.

Karoliny Diniz Carvalho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Cultura e Turismo (UESC), Bacharel em Turismo (UFMA). Docente do curso de Bacharelado em Turismo da UFMA, Campus São Bernardo.

Downloads

Publicado

03.09.2022

Como Citar

Moraes, G. M. da C., & Carvalho, K. D. (2022). Artesanato e Turismo de Base Comunitária: interrelações e desafios na comunidade Ilha Grande dos Paulinos (Tutóia, Maranhão). Caderno Virtual De Turismo, 22(2), 17–27. https://doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.1967

Edição

Seção

Artigos originais