As viagens etnográficas e o turismo cultural na obra de Mário de Andrade

Autores

  • Janaína Costa Sousa Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Edegar Luis Tomazzoni Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.21n1.2021.1861

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Viagem Etnográfica, Turismo, Cultura.

Resumo

Nome dos mais respeitados entre os intelectuais da época, figura importante no cenário cultural brasileiro, Mário de Andrade foi, ao lado de amigos, mentor do Movimento Modernista e pesquisador de muitas categorias que se referissem ao Brasil. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre turismo e cultura, presente na obra literária de Mário de Andrade. Especificamente, objetivam-se discutir a metodologia aplicada pelo autor e apresentar contribuições para a teoria e a prática do turismo nacional contemporâneo. A metodologia consiste em análise sistemática da bibliografia. Nas discussões metodológicas do trabalho, de natureza qualitativa, exploratória e abordagem de análises bibliográfica e de conteúdo, enfatiza-se o próprio método etnográfico do poeta, que descreve as suas impressões sobre o Brasil, com base em um diário de bordo ao longo de duas viagens ao Norte e ao Nordeste do país, entre 1927 e 1929. Verifica-se, claramente, que, ao concretizar suas viagens etnográficas, o autor exercia a prática do turismo cultural. O turista aprendiz, Mário de Andrade é o próprio turista que faz a opção pelo turismo cultural, em seu sentido autêntico e profundo.

Palavras chave: Mário de Andrade; Viagem Etnográfica; Turismo; Cultura.

Biografia do Autor

Janaína Costa Sousa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Mestranda em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Especialista em Economia da Cultura - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005).Tem experiência na área de Gestão Cultural e Economia da Cultura. 

Edegar Luis Tomazzoni, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

Professor Associado (Livre Docente) da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), Mestrado e Doutorado, e no Curso de Graduação em Lazer e Turismo. 

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos originais