O patrimônio é uma aposta: o Cassino da Urca e a inovação institucional em espaços da arte e do entretenimento no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1832Palavras-chave:
Patrimônio, Protagonismo situado, Gestão culturalResumo
O artigo apresenta uma análise sobre a configuração de patrimônio imaterial de lugar sob a perspectiva de Peter Hall (1998) quanto à cultura e o padrão civilizatório urbano. Discute o tema a partir de uma reflexão sobre como e porque o Cassino da Urca se configurou um ícone da cultura da cidade do Rio de Janeiro, e do espírito do seu tempo, e explora o inédito reconhecimento da cidade como paisagem cultural urbana patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Ao apresentar lideranças carismáticas fundamentais no desenvolvimento daquela que foi considerada a melhor casa de espetáculo da América Latina, destaca seus papéis e suas apostas nas relações de diálogo e enraizamento com seu território (Zaoual, 2006) como condições favoráveis para que as potencialidades culturais de uma época se efetivem num lugar. A investigação busca contribuir com os estudos da gestão da inovação institucional em espaços da arte e entretenimento na sociedade hoje.
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