O patrimônio é uma aposta: o Cassino da Urca e a inovação institucional em espaços da arte e do entretenimento no Brasil

Autores

  • Liliana Fiuza Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ,

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1832

Palavras-chave:

Patrimônio, Protagonismo situado, Gestão cultural

Resumo

O artigo apresenta uma análise sobre a configuração de patrimônio imaterial de lugar sob a perspectiva de Peter Hall (1998) quanto à cultura e o padrão civilizatório urbano. Discute o tema a partir de uma reflexão sobre como e porque o Cassino da Urca se configurou um ícone da cultura da cidade do Rio de Janeiro, e do espírito do seu tempo, e explora o inédito reconhecimento da cidade como paisagem cultural urbana patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Ao apresentar lideranças carismáticas fundamentais no desenvolvimento daquela que foi considerada a melhor casa de espetáculo da América Latina, destaca seus papéis e suas apostas nas relações de diálogo e enraizamento com seu território (Zaoual, 2006) como condições favoráveis para que as potencialidades culturais de uma época se efetivem num lugar. A investigação busca contribuir com os estudos da gestão da inovação institucional em espaços da arte e entretenimento na sociedade hoje.

Biografia do Autor

Liliana Fiuza Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ,

Formação em Arte Educação (UFPE), especialização em Marketing de Serviço (FGV RJ) e em Negócios Sociais pela Fundação Yunus Social Business/ ESPM, é mestranda em Gestão e Inovação pelo Programa de Engenharia de Produção da Coppe/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Como sócia-diretora da SOMOS atua com gestão estratégica e de conteúdo em empreendimentos, curadorias e consultorias culturais.  É professora dos MBAs de Gestão Cultural e Gestão de Museus da Universidade Candido Mendes (RJ). Implantou e dirigiu o Instituto Cultural do Grupo Santander (RS/SP/REC) no país, Santander Cultural  por nove anos e foi gerente de cultura do Serviço Social do Comércio- Sesc (RJ) coordenado 22 unidades no estado. Foi Gerente de Marketing da Fundação Roberto Marinho (RJ) e consultora da UNESCO-RJ. 

 

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Publicado

13.10.2020

Como Citar

Magalhães, L. F. (2020). O patrimônio é uma aposta: o Cassino da Urca e a inovação institucional em espaços da arte e do entretenimento no Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 20(2). https://doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1832

Edição

Seção

Artigos originais