Turismo no estado do Rio de Janeiro: o hiato entre a mobilidade e o desenvolvimento

Autores

  • Fátima Priscila Morela Edra Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4653-3913
  • José Carlos de Souza Dantas Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1769

Palavras-chave:

Turismo

Resumo

O texto apresenta a relação entre a cidade do Rio de Janeiro e o turismo no estado de mesmo nome e no país ao longo do século XX: projetos imaginados e inviabilizados por ações políticas não previstas. Dando prosseguimento, mostra-se a possibilidade de reviravolta deste cenário na primeira década do século XXI com políticas mais efetivas no âmbito do turismo com base em planejamentos para o sistema de transportes focado, essencialmente, nas mobilidades horizontal e vertical entre o sistema aéreo e deste com o rodoviário, respectivamente, visando interiorização do turismo como proposta pelo Ministério do Turismo por meio da Regionalização. A pesquisa foi bibliográfica em artigos, livros e documentos públicos com acesso livre e estudos de campo realizados durante a inventariação da oferta turística do estado do Rio de Janeiro ao longo do ano de 2016. O objetivo principal foi identificar a distância turística existente no estado do Rio de Janeiro entre os subpolos do IOT RJ e fomentar a reflexão sobre a interface entre mobilidade e turismo. Os resultados mostraram a urgente necessidade de um gerenciamento da mobilidade que atue como indutor do turismo no Estado.

Palavras chave: Turismo; Mobilidade; Rio de Janeiro; IOT-RJ.

Biografia do Autor

Fátima Priscila Morela Edra, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Prof. Adj. nos cursos de graduação e mestrado em Turismo da FTH/UFF com pesquisa e docência no gerenciamento da mobilidade por meio da transversalidade entre turismo, transportes e políticas públicas. Doutorado em Ciência Política; Mestrado em Engenharia de Transportes; Especialização em Gestão em Turismo e Hotelaria e em Ciência Política e Bacharelado em Turismo.

José Carlos de Souza Dantas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Professor nos cursos de turismo e hotelaria da FTH/UFF. Temas de interesse: agência de viagens, turismo, transporte turístico, consultoria de viagens e qualidade no atendimento.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

Edra, F. P. M., & Dantas, J. C. de S. (2020). Turismo no estado do Rio de Janeiro: o hiato entre a mobilidade e o desenvolvimento. Caderno Virtual De Turismo, 20(1). https://doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1769

Edição

Seção

Dossiê temático