Gestão pública em turismo: coordenação e comunicação no processo de inventário da oferta turística

Autores

  • Fábia Trentin Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Ari da Silva Fonseca Filho Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1768

Palavras-chave:

Coordenação e comunicação, Gestão Pública, Inventário da Oferta Turística, Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

A coordenação de políticas públicas tem sido amplamente discutida nas Ciências Sociais devido à dificuldade de coordenar os diferentes atores envolvidos no processo. Coordenação e comunicação são as bases teóricas utilizadas para interpretar algumas dificuldades na implementação do Projeto de Inventário da Oferta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (IOT-RJ). Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi compreender o processo de coordenação na execução do IOT-RJ, a fim de identificar falhas e aprendizagens no contexto do projeto. A metodologia é qualitativa, cujos dados foram coletados a partir dos relatórios do projeto e por meio de entrevistas semiestruturadas. Para analisar as informações coletadas, utilizamos os conceitos de “coordenação” e “comunicação” no âmbito teórico da gestão pública. Os resultados revelaram que as principais limitações estão relacionadas às fragilidades da coordenação vertical e horizontal e da comunicação organizacional. Os principais aprendizados identificados no projeto referem-se à compreensão da dinâmica da gestão pública com vistas à contratação por meio de licitação, execução contratual, prazos, orçamento e planejamento e articulação política à necessidade de melhores estratégias de comunicação, destacando a importância da coordenação.

Palavras chave: Coordenação e comunicação; Gestão Pública; Inventário da Oferta Turística; IOT-RJ; Estado do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Fábia Trentin, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Doutora em Turismo, Lazer e Cultura na Universidade de Coimbra; Mestre em Hospitalidade, linha de Pesquisa- Planejamento e Gestão da Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi (2005); Mestrado em Turismo: Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2001); MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília (UCB; Especialização Lato Sensu em Administração de Turismo e Hotelaria pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Especialização Lato Sensu em Administração de Turismo e Hotelaria pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Atualmente é professor adjunta Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ministra aulas no curso de graduação em Turismo assim como no curso de Especialização em Gestão de Empreendimentos Turísticos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas de Turismo, Governança e Redes no Turismo, Planejamento Turístico, Turismo e Meio Ambiente e Gestão Ambiental.

Ari da Silva Fonseca Filho, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Turismo (2002) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Stricto Sensu - Mestrado) da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. É professor dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (2011 - Atual). Atuou como Vice-Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF (2015 - 2018). Atuou como professor conteudista da disciplina Planejamento Organizacional do Turismo do curso à distância de Licenciatura em Turismo da UFRRJ/CEDERJ (2010 - 2014). Foi Coordenador Pedagógico da AVT-BR (2008-2011). Foi Diretor de Logística da ABBTUR/SP e membro filiado à ANPTUR. Foi docente do curso de Bacharelado em Turismo da Uniban (2006-2009). Coordenou e criou o Curso de Especialização: Gestão Sustentável de Projetos Turísticos da Uniban (2007-2009). Foi coordenador e professor do Programa Aprendiz de Turismo da AVT-Br em Águas de S. Pedro (2003-2004). Atuou por cinco anos em curso profissionalizante de Turismo e Hotelaria. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação turística, planejamento turístico, turismo cultural, turismo e cinema. 

Downloads

Publicado

08.07.2020

Como Citar

Trentin, F., & Fonseca Filho, A. da S. (2020). Gestão pública em turismo: coordenação e comunicação no processo de inventário da oferta turística. Caderno Virtual De Turismo, 20(1). https://doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1768

Edição

Seção

Dossiê temático