Destinos turísticos e a sua relação com o processo de cocriação de valor e o marketing de experiência: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Taís Alexandre Antunes Paes Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil
  • Rodrigo Ladeira Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8243-7270
  • Maria Teresa Grimaldi Larocca Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1757

Palavras-chave:

Destinos turísticos, Co-criação de valor, Marketing de experiência

Resumo

A atividade turística envolve uma complexidade de relações que abrange variados atores sociais em um destino turístico. Os turistas e os visitantes se destacam ao buscarem experiências turísticas memoráveis, sendo cocriadores das suas próprias experiências ao visitarem uma localidade. O presente estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica que visa abordar aspectos sobre a atividade turística, destinos turísticos, cocriação de valor e o marketing de experiência, baseado em alguns dos principais estudiosos sobre os temas: co-criação (Vargo & Lusch, 2008; Payne et al., 2008) e marketing de experiência (Schmitt, 1999, 2002, 2006, 2010; Smith & Hanover, 2016). Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sendo este trabalho de natureza exploratória e descritiva. Observa-se a necessidade de as localidades turísticas trabalharem em um planejamento integrado considerando o setor público, privado e a comunidade local, buscando devolverem atrativos e serviços turísticos consistentes com boas experiências turísticas.

Biografia do Autor

Taís Alexandre Antunes Paes, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil

Mestre em Gestão Organizacional pelo PPGA/ UFPB e doutoranda DINTER UFS/UFBA da Escola da Administração daUFBA. Docente do Curso de Turismo da UFS. 

Rodrigo Ladeira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós- doutor pela New York University–NYU-Nova Iorque. Docente da Escola de Administração da UFBA

Maria Teresa Grimaldi Larocca, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil

Mestre em Administração pela PUC-SP, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM-SP e especialização em Marketing pela Universitá Commerciale Luigi Bocconi – Milão e doutoranda da Escola da Administração daUFBA. Professora convidada do curso de pós-graduação de Universidades em Salvador (FGV e UNIFACS) e São Paulo (Mackenzie) e professora de cursos em company (Mackenzie). 

Downloads

Publicado

08.07.2020

Como Citar

Paes, T. A. A., Ladeira, R., & Larocca, M. T. G. (2020). Destinos turísticos e a sua relação com o processo de cocriação de valor e o marketing de experiência: uma revisão bibliográfica. Caderno Virtual De Turismo, 20(1). https://doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1757

Edição

Seção

Artigos originais