“Próxima parada, Nova Olinda/CE”: justiça distributiva no Turismo de Base Comunitária
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1707Palavras-chave:
Sistemas de Marketing, Justiça Distributiva, Turismo de Base Comunitária.Resumo
Turismo Comunitário prioriza as vivências que traduzem o modo de vida em comunidade, sendo organizado a partir da autogestão dos recursos e repartição igualitária dos benefícios gerados. Utilizando como referência teorias sobre turismo e justiça distributiva no campo de marketing, esta pesquisa buscou entender como a estruturação do Turismo Comunitário contribuiu para a percepção de desenvolvimento de uma cidade e formação de um sistema mais justo para os moradores. O estudo foi realizado no município de Nova Olinda, Ceará, que abrange a experiência da Fundação Casa Grande, responsável pela criação e gestão do turismo local. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados apontam que um modelo que considera as partes interessadas, pautado em valores como a vivência em comunidade, a cooperação e o reconhecimento do espaço cultural, é capaz de alavancar o desenvolvimento socioeconômico local e estabelecer trocas justas. A discussão teórica e empírica da temática da justiça dentro do turismo e a análise de uma experiência de gestão que absorve os ideais de trocas justas são as principais contribuições deste estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Virtual de Turismo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.