A implantação do macroprograma de comunicação do Plano Integral de Desenvolvimento do Turismo do Maranhão: o caso do município de São Luís
Palavras-chave:
Marketing, São Luís, Plano Maior, Turismo, Tourism,Resumo
Analisa-se a importância da implantação dos objetivos do macroprograma de comunicação do Plano de Desenvolvimento Integral do Turismo do Maranhão - Plano Maior no ano de 2005 no município de São Luís. A capital do Estado do Maranhão é detentora de um rico patrimônio histórico e cultural, reconhecido mundialmente. Mas para que este acervo seja descoberto, é necessário que o macroprograma de comunicação concretize seus objetivos. E para atingir estes objetivos, o marketing apresenta-se como fundamental, pois está relacionado a um processo onde os indivíduos obtêm o que necessitam e desejam, mediante criação, oferta e troca de produtos de valor. Espera-se com este estudo, conhecer os reais resultados da implementação do macroprograma de comunicação para o município. Para alcançar os objetivos, usa-se uma fundamentação teórica sobre o conhecimento construído em torno de turismo, marketing e planejamento. Também utiliza-se dados documentais e sites específicos. Os resultados deste estudo indicam a importância da continuidade da implementação dos macroprogramas de comunicação do Plano Maior.Palavras-chave: Turismo; Marketing; São Luís; Plano Maior;
Abstract:
This study focuses in the implantation of communication macroprogram objectives of the Plan of the Development of Tourism in the State of Maranhão - Plano Maior in the year of 2005 in the city of São Luís. São Luís is the capital of the State of Maranhão, and detainer a rich historic and cultural heritage, recognized world-wide. But so that this quantity is discovered, it is necessary that the communication macroprogram materialize its objectives. But to reach these objectives, the marketing enters as basic paper, therefore he is one is related to a process where the individuals get what they need and desire by means of creation, offer and exchange of products of value with others. One expects with this study, it´s to know the real resulted of the implementation of the communication macroprogram in the city. To reach the objectives, one uses a theoretical recital on the knowledge constructed around tourism, marketing and planning. Also it is used some registers and specific sites. The results of this study indicates the importance of the continuity of the implementation of the communication macroprogram of Plano Maior.
Key -words: Tourism; Marketing; São Luís; Plano Maior;