Luxo e sofisticação nas vitrines da Borges: gentrificação comercial e turismo no espaço urbano de Gramado (RS)
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1498Palavras-chave:
Segregação, Espaço urbano, Gramado.Resumo
Investiga-se a atividade turística enquanto fator de transformação da paisagem da Avenida Borges de Medeiros, principal avenida central do espaço urbano de Gramado (RS). A análise privilegia o processo de gentrificação (GANT, 2015 ; GOTHAM, 2005; LEY, 1980, 1986, 2003 ; SMITH, 1979, 1982, 1996, 2002) que está ocorrendo na área central do município. O procedimento metodológico compreende: (i) revisão bibliográfica; (ii) pesquisa documental, (iii) visita de campo, adotando-se a observação sistemática e (iv) entrevistas semiestruturadas. Perpassando por determinadas décadas, o recorte temporal da análise compreende os séculos XX e XXI. Os resultados evidenciam que as residências unifamiliares, fábricas e vendas frequentadas pela classe trabalhadora, converteram-se em prédios comerciais, que abrigam, em sua maioria, butiques, restaurantes e equipamentos turísticos, demonstrando um significativo processo de elitização do comércio local.
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