Uma Revisão sobre Estudos de Experiência Turística (2005-2016)

Autores

  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG,
  • Marlusa de Sevilha Gosling Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG,

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n2.2019.1485

Palavras-chave:

Turismo de experiência, Consumo, Vivência, Transformação.

Resumo

Oferecer experiências em vez de serviços/produtos é um tópico que tem gerado atenção da academia e das organizações. As atividades turísticas possuem interseção com a experiência do visitante e o comportamento de consumo. Este trabalho tem o objetivo de revisar sistematicamente os estudos sobre a experiência turística. Para tanto, revisaram-se três periódicos de relevância nacional – Estudios y Perspectivas en Turismo (EyPT), Caderno Virtual de Turismo (CVT) e Revista Brasileira de Pesquisas em Turismo (RBTur) – bem como três periódicos de alto impacto internacional – Annals of Tourism Reserch (Annals), Tourism Management (TM) e Journal of Travel Research (JTR). As análises compreenderam três aspectos: i) métodos, ii) enfoque da unidade de análise e iii) abordagem da experiência dos artigos encontrados. Classificaram-se os estudos quanto à abordagem da experiência como: 1) vivência; 2) consumo; 3) transformações. Também são apontadas lacunas de pesquisa e orientações para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG,

Graduação em Turismo e Especialização em Avaliação, Gestão e Elaboração de Projetos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda e Mestre em Administração pela UFMG. Professora do Senac Lages -SC.

Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG,

Professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de Doutorado em Administração. 

Coordenadora do CEGE - UFMG (Curso de Especialização emGestão Estratégica) e do NEECIM-Tur (Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo). 

Editora Chefe da Marketing & Tourism Review. 

Downloads

Publicado

17.10.2019

Como Citar

Coelho, M. de F., & Gosling, M. de S. (2019). Uma Revisão sobre Estudos de Experiência Turística (2005-2016). Caderno Virtual De Turismo, 19(2). https://doi.org/10.18472/cvt.19n2.2019.1485

Edição

Seção

Artigos originais