O turismo rural pedagógico promovendo a multifuncionalidade da agricultura: análise de três experiências desenvolvidas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1477Palavras-chave:
Turismo rural pedagógico, Desenvolvimento rural, Multifuncionalidade.Resumo
O objetivo da pesquisa foi analisar a função educativa desempenhada pela agricultura a partir do turismo rural pedagógico e suas relações com as funções social, ambiental, econômica, cultural e de saúde e segurança alimentar. Para tal, foram analisadas experiências nos estados de Santa Catarina e São Paulo e no Distrito Federal. Metodologicamente, utilizou-se abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e o uso de entrevistas semiestruturadas. Para a realização das entrevistas, definiu-se uma amostra intencional não probabilística onde foram entrevistados 22 empreendedores. Os resultados obtidos evidenciaram a multifuncionalidade na dimensão econômica ao possibilitar aos proprietários complementarem sua renda familiar; na dimensão social, com a melhoria da autoestima dos proprietários; na dimensão educativa ao possibilitar aos estudantes o contato com saberes e fazeres do meio rural; na dimensão ambiental por meio da educação ambiental, e, na dimensão de saúde e segurança alimentar, a partir do reconhecimento da origem dos alimentos. Conclui-se que a prática do turismo rural pedagógico pode se constituir em um instrumento importante para promoção da multifuncionalidade da agricultura.
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