O turismo rural pedagógico promovendo a multifuncionalidade da agricultura: análise de três experiências desenvolvidas no Brasil

Autores

  • Angela Luciane Klein Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR,
  • Ivo Elesbão Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS,
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1477

Palavras-chave:

Turismo rural pedagógico, Desenvolvimento rural, Multifuncionalidade.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a função educativa desempenhada pela agricultura a partir do turismo rural pedagógico e suas relações com as funções social, ambiental, econômica, cultural e de saúde e segurança alimentar. Para tal, foram analisadas experiências nos estados de Santa Catarina e São Paulo e no Distrito Federal. Metodologicamente, utilizou-se abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e o uso de entrevistas semiestruturadas. Para a realização das entrevistas, definiu-se uma amostra intencional não probabilística onde foram entrevistados 22 empreendedores. Os resultados obtidos evidenciaram a multifuncionalidade na dimensão econômica ao possibilitar aos proprietários complementarem sua renda familiar; na dimensão social, com a melhoria da autoestima dos proprietários; na dimensão educativa ao possibilitar aos estudantes o contato com saberes e fazeres do meio rural; na dimensão ambiental por meio da educação ambiental, e, na dimensão de saúde e segurança alimentar, a partir do reconhecimento da origem dos alimentos. Conclui-se que a prática do turismo rural pedagógico pode se constituir em um instrumento importante para promoção da multifuncionalidade da agricultura.

Biografia do Autor

Angela Luciane Klein, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR,

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR/2017), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).

Ivo Elesbão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS,

Economista (1997), Engenheiro Agrônomo (2000) e Mestre em Extensão Rural (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Geografia (2007) pela UNESP. Professor Adjunto (2009) na Universidade Federal de Santa Maria.

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

17.10.2019

Como Citar

Klein, A. L., Elesbão, I., & de Souza, M. (2019). O turismo rural pedagógico promovendo a multifuncionalidade da agricultura: análise de três experiências desenvolvidas no Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 19(2). https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1477

Edição

Seção

Artigos originais