Empreendedorismo Feminino em Empresas de Turismo e Intenções de Crescimento dos Negócios

Autores

  • Lea Cristina Silva Bomfim Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE,
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR,
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE,

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n2.2019.1465

Palavras-chave:

Empreendedorismo feminino, Intenção de crescimento, Empresas turísticas.

Resumo

Apesar do reconhecimento do trabalho feminino para o setor de turismo, pouca ênfase é dedicada aos estudos sobre a mulher empreendedora nesse setor. O objetivo principal deste estudo é analisar as intenções das empreendedoras de empresas turísticas acerca do crescimento de seus negócios. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e a estratégia adotada foi o estudo de casos múltiplos. Foram analisados cinco casos: três agências de viagem, uma pousada e um hostel. Observou-se que as empreendedoras têm a intenção de promover o crescimento dos seus negócios, porém, a forma de promovê-lo é distinta. De forma geral, percebe-se, com base nos casos analisados, que a ênfase não é apenas no retorno financeiro, mas em outros fatores, também identificados em outros estudos, como a autonomia, a qualidade de vida, o equilíbrio entre o negócio e a família. A preocupação com o impacto negativo do crescimento na família pode ser também destacada como típico de empreendedoras, além do reconhecimento da falta de preparação gerencial. Revelaram-se essas empreendedoras também cautelosas na medida em que se preocupam em administrar múltiplos papéis, além da capacidade administrativa e financeira.

Biografia do Autor

Lea Cristina Silva Bomfim, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE,

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Administração PROPADM – Universidade Federal de Sergipe UFS, São Cristóvão (Brasil). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, São Cristóvão (Brasil). Tecnóloga em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia Internacional – FATEC, Paraná (Brasil). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5877507033698772

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR,

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD, da Universidade Federal do no Rio de Janeiro. Pós Doutorado em Gestão Turismo na Bournemouth University, Inglaterra e Strathclyde University, Escócia (2001). Pós Doutorado em Empreendedorismo em Turismo na HEC Canadá (2007). Professora do Mestrado/Doutorado em Administração da UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-PQ-Nível 1D.

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE,

Professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Administração e Programa de Pós-graduação em Administração). Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8407082004742006

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Bomfim, L. C. S., Teixeira, R. M., & Montenegro, L. M. (2019). Empreendedorismo Feminino em Empresas de Turismo e Intenções de Crescimento dos Negócios. Caderno Virtual De Turismo, 19(2). https://doi.org/10.18472/cvt.19n2.2019.1465

Edição

Seção

Artigos originais