Capital cultural e viagens internacionais da classe média brasileira

Autores

  • Custódio Genésio da Costa Filho Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG,
  • Renato Borges Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Patos de Minas, MG
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras (Ufla), Lavras, MG,

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n2.2019.1378

Palavras-chave:

Capital cultural, Consumo de status, Viagens internacionais.

Resumo

O entendimento do consumo de status em países em desenvolvimento carece de estudos demonstrando se há influência estrangeira e de que modo ela se processa na classe média nacional diante das diferenças de capital cultural. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de consumo de status de diferentes níveis de capital cultural da classe média (classe B) brasileira em um contexto de viagens internacionais. Esta pesquisa qualitativa e descritiva foi realizada via grupos de foco e entrevistas individuais semiestruturadas com integrantes da classe média e, para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Após a análise de diversos itens de consumo de status, esta pesquisa concluiu que as diferenças entre os diferentes níveis de capital cultural se processam nitidamente em viagens internacionais, desde o interesse e planejamento da viagem até a interação com os nativos, passando pela distinção na escolha dos destinos e na programação das viagens. Simplificadamente, o domínio de outro idioma inicia-se, e a adesão aos pacotes turísticos levam a diferenças de comportamento de consumo em viagens internacionais.

Downloads

Publicado

17.10.2019

Como Citar

Costa Filho, C. G. da, Fernandes, R. B., & Rezende, D. C. de. (2019). Capital cultural e viagens internacionais da classe média brasileira. Caderno Virtual De Turismo, 19(2). https://doi.org/10.18472/cvt.19n2.2019.1378

Edição

Seção

Artigos originais