O fomento ao conhecimento em turismo: uma análise da representatividade da temática do turismo para os estudos (teses e dissertações) da pós-graduação stricto sensu em Geografia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.19n1.2019.1365Palavras-chave:
Turismo, Representatividade, Geografia, Estudos, Pós-graduação.Resumo
De tudo que vem sendo estudado sobre o turismo, a fala que ratifica sua sinergia com diversas ciências é uma das mais recorrentes. Sabe-se que a relação entre o turismo e a Geografia é historicamente estabelecida pela ação dos deslocamentos turísticos, por meio das materialidades (infraestruturas diversas), permitindo que sujeitos com diferentes motivações se desloquem pelo espaço. Assim, este artigo busca analisar a representatividade da temática do turismo para a produção de teses e dissertações, no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Geografia. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, reconhecendo a complexidade do estudo do turismo. A seleção do empírico foi realizada com o auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de um levantamento em 2016, de teses e dissertações depositadas pelos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Geografia, no banco digital de teses e dissertações da Plataforma Sucupira. Feito isso, aplicou-se a análise temática que permitiu comparar textos de teor semelhante. Conclui-se que o turismo apresenta significativa representatividade, enquanto temática para os estudos geográficos (teses e dissertações), possibilitando à Geografia distintas aplicações teóricas diante da sinergia entre objetos e ações que está posta no arranjo espacial.
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