A importância do bem receber no espaço público: estudo de caso da empresa RIOTUR e seu serviço de informações turísticas

Autores

  • Patrícia Elizabeth de Souza Santiago Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRuralRJ/Bacharel em Turismo
  • Viviane Soares Lança Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ/Mestre em Ciências Sociais (CPDA); UFRRJ/Pós-graduanda MBA em Gestão Hoteleira; UFRRJ/Bacharel em Turismo; Faculdades São José/Professora Auxiliar; CEDERJ/Tutora do curso de Licenciatura em Turismo.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n1.2019.1355

Palavras-chave:

Hospitalidade, Riotur, Informações turísticas, Cidade.

Resumo

A hospitalidade é primordial para o turismo e, no âmbito da cidade, se traduz na disponibilidade de serviços, estruturas e equipamentos turísticos eficientes. O visitante, por meio de sua percepção subjetiva, avalia o destino como hospitaleiro ou inospitaleiro, o que pode acarretar no seu retorno ou em uma propaganda negativa do local visitado. Entre os serviços hospitaleiros proporcionados ao turista na cidade do Rio de Janeiro está o de informações turísticas, prestado pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi apresentar a realidade da empresa em relação à qualidade e eficiência de suas informações, baseando-se em opiniões de turistas e dos próprios funcionários da empresa. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, em que se adotou como método a investigação bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas a turistas usuários do serviço e aos trabalhadores da empresa. Por meio da análise realizada constatouse que, apesar do serviço de informações ser bem avaliado e eficiente na visão do turista, existem lacunas e melhorias que apenas o agente de informações consegue identificar.

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Publicado

14.08.2019

Como Citar

Santiago, P. E. de S., & Lança, V. S. (2019). A importância do bem receber no espaço público: estudo de caso da empresa RIOTUR e seu serviço de informações turísticas. Caderno Virtual De Turismo, 19(1). https://doi.org/10.18472/cvt.19n1.2019.1355

Edição

Seção

Artigos originais