O mercado de trabalho para o profissional da hotelaria na cidade de Limoeiro do Norte – CE.

Autores

  • Edvanda Maria Melo Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Limoeiro do Norte, CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1342

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Perfil profissional, Qualificação profissional, Hotelaria.

Resumo

O presente artigo pretende conhecer o mercado de trabalho para o profissional da hotelaria na cidade de Limoeiro do Norte – Ceará. Este tem como objetivo principal analisar a empregabilidade do aluno egresso do curso de Tecnologia em Hotelaria oferecido pelo Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil na referida cidade. Entre os objetivos específicos, inclui-se o de investigar o perfil do profissional de hotelaria requerido pelos meios de hospedagem da cidade e o de verificar as possibilidades de trabalho para os alunos egressos do curso no setor hoteleiro do município. Ao final do estudo, pôde-se concluir que os alunos egressos do curso não têm encontrado colocação nos empreendimentos hoteleiros da cidade e da região como um todo e que esses estabelecimentos não exigem uma formação técnica ou acadêmica na área como requisito para contratação de sua mão de obra. Essa mesma realidade foi verificada em outros estudos sobre o tema. A maioria destes constatou que isso ocorre devido à falta de sintonia entre as instituições de ensino superior e o mercado de trabalho, que têm expectativas divergentes no tocante à formação que deve ser ofertada ao profissional da área.

Biografia do Autor

Edvanda Maria Melo Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Limoeiro do Norte, CE, Brasil.

Bacharel em Turismo pela Faculdade Nordeste - Fanor (Fortaleza - Ceará) e Tecnóloga em Hotelaria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Downloads

Publicado

26.05.2019

Como Citar

Melo Maia, E. M. (2019). O mercado de trabalho para o profissional da hotelaria na cidade de Limoeiro do Norte – CE. Caderno Virtual De Turismo, 18(3). https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1342

Edição

Seção

Artigos originais