Valorização, preservação e promoção da cultura local através da economia criativa: o caso da produção do souvenir gastronômico

Autores

  • Tauana Macedo de Paula Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Marlei Salete Mecca Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1321

Palavras-chave:

Economia Criativa, Souvenir gastronômico, Cultura, Região turística “Uva e Vinho”.

Resumo

Este artigo aborda como a valorização, a preservação e a promoção da cultura local estão sendo trabalhadas na produção do souvenir gastronômico à luz dos preceitos da Economia Criativa. O campo de análise foi a região turística “Uva e Vinho” – Serra Gaúcha, mais precisamente os souvenirs gastronômicos comercializados na estação do passeio de trem “Maria Fumaça”, em Bento Gonçalves/RS. Dessa forma, esta pesquisa caracterizase, metodologicamente, por ser exploratória quanto aos seus objetivos; nos procedimentos técnicos predomina o estudo de caso; já a coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada. Por fim, os dados foram analisados através do método de triangulação. Os resultados mostram que alguns produtores dos souvenirs gastronômicos valorizam, preservam e promovem a cultura local por meio do resgate de receitas e métodos de produção; na elaboração artesanal, em pouca quantidade, restringindo o acesso à região turística “Uva e Vinho”, entre outros pontos.

Downloads

Publicado

20.11.2018

Como Citar

de Paula, T. M., & Mecca, M. S. (2018). Valorização, preservação e promoção da cultura local através da economia criativa: o caso da produção do souvenir gastronômico. Caderno Virtual De Turismo, 18(2). https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1321

Edição

Seção

Artigos originais