Valorização, preservação e promoção da cultura local através da economia criativa: o caso da produção do souvenir gastronômico
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1321Palavras-chave:
Economia Criativa, Souvenir gastronômico, Cultura, Região turística “Uva e Vinho”.Resumo
Este artigo aborda como a valorização, a preservação e a promoção da cultura local estão sendo trabalhadas na produção do souvenir gastronômico à luz dos preceitos da Economia Criativa. O campo de análise foi a região turística “Uva e Vinho” – Serra Gaúcha, mais precisamente os souvenirs gastronômicos comercializados na estação do passeio de trem “Maria Fumaça”, em Bento Gonçalves/RS. Dessa forma, esta pesquisa caracterizase, metodologicamente, por ser exploratória quanto aos seus objetivos; nos procedimentos técnicos predomina o estudo de caso; já a coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada. Por fim, os dados foram analisados através do método de triangulação. Os resultados mostram que alguns produtores dos souvenirs gastronômicos valorizam, preservam e promovem a cultura local por meio do resgate de receitas e métodos de produção; na elaboração artesanal, em pouca quantidade, restringindo o acesso à região turística “Uva e Vinho”, entre outros pontos.
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