Turismo de base comunitária: considerações conceituais e perspectivas de implementação em um bairro popular de Salvador-BA

Autores

  • Paulo Henrique Oliveira Silva Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, BA, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3766-3580
  • Carolina de Andrade Spinola Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1310

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Políticas Públicas, Cabula.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as bases conceituais que fundamentaram a construção do conceito de Turismo de Base Comunitária, diferenciando-o da maneira convencional de se pensar a implementação da atividade e refletir sobre os desafios e possibilidades desse modelo em um bairro  popular de Salvador, o bairro do Cabula. Do ponto de vista metodológico, o método de abordagem escolhido foi o indutivo, o método de procedimento foi o Estudo de Caso e a pesquisa de levantamento se constituiu no principal procedimento utilizado. Concluiu-se que a despeito do patrimônio cultural e natural autêntico e apropriado para a oferta do TBC, a comunidade local ainda não compartilha laços de confiança capazes de sustentar uma atividade cooperativa e tampouco seus moradores demonstram estoques suficientes de engajamento para atuarem como protagonistas de processos participativos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Oliveira Silva, Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, BA, Brasil.

Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano, Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Turismo e Meio Ambiente e Professor da Universidade Salvador (UNIFACS) - Escola de Negócios, Direito e Hospitalidade - ENDH/UNIFACS (Salvador-BA).

Carolina de Andrade Spinola, Universidade Salvador (UNIFACS), Salvador, BA, Brasil.

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1996) e Doutorado em Geografia pela Universidade de Barcelona (2005). Atualmente é Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Salvador (UNIFACS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador. Representante Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica CNPq. Tem experiência nas áreas de Administração e Turismo, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, desenvolvimento local, ecoturismo, planejamento turístico e competitividade.

Downloads

Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Artigos originais