Associativismo no setor turístico como vetor do comportamento de coopetição

Autores

  • Adriana Fumi Chim-Miki Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-7685-2718
  • Rosa Maria Batista-Canino Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.
  • Pino Medina-Brito Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.xxx

Palavras-chave:

Coopetição, Associativismo, Destinos turísticos, Foz do Iguaçu, Curitiba.

Resumo

A coopetição é a intrusão da competição nas redes de cooperação, por isso é mais visível entre concorrentes diretos, no entanto, esse comportamento é intrínseco das redes interorganizacionais. Este trabalho analisa o associativismo no turismo e seu contexto crítico que propicia o comportamento de coopetição. A análise está baseada em dados quantitativos, porém, mantém o caráter qualitativo da metodologia de estudo de caso. Os dados foram extraídos de 545 questionários de percepção a empresários e entrevistas a 50 associações 
turísticas nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba. Os resultados demonstram que o contexto associativo de Foz do Iguaçu forma redes de coopetição horizontal com mais frequência do que a cidade de Curitiba, na qual se acentua as redes verticais de coopetição. Além disso, em Foz do Iguaçu existe uma maior percepção empresarial das vantagens derivadas da associação, assim como existe maior consciência sobre o nível de interdependência e metas em comuns. As considerações finais indicam que as associações empresariais são vetores do comportamento de coopetição. 

Biografia do Autor

Adriana Fumi Chim-Miki, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Doutora em Turismo, Economia e Gestão pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Professora Adjunta na Unidade Acadêmica de Administração e contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Paraíba. Coordenadora do Grupo de Pesquisa REDES 6CO - Competitividade, Cooperação, Coopetição, Co-Empreendedorismo, Co-work e Co-criação de Valor em redes Interoganizacionais e Gestão Social. E-mail: adriana.chimmiki@gmail.com

Espelho Diretório CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4995703744708740 

Rosa Maria Batista-Canino, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.

Doutora em Economia e Gestão pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Pesquisadora do Instituto Universitario de Turismo y Desarrollo Económico Sostenible (TIDES). Pofessora do Programa de doutorado em Turismo, Economia e Gestão da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC)

Pino Medina-Brito, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Las Palmas de Gran Canaria, Espanha.

Doutora em Economia e Gestão pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria. Pesquisadora do Instituto Universitario de Turismo y Desarrollo Económico Sostenible (TIDES). Pofessora do Programa de Mestrado em Gestão de Destinos Turísticos da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC)

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Publicado

20.11.2018

Como Citar

Chim-Miki, A. F., Batista-Canino, R. M., & Medina-Brito, P. (2018). Associativismo no setor turístico como vetor do comportamento de coopetição. Caderno Virtual De Turismo, 18(2). https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.xxx

Edição

Seção

Artigos originais