Os Festivais como estratégia de fortalecimento dos destinos turísticos com vistas à qualidade dos serviços prestados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1288

Palavras-chave:

Balonismo, Evento desportivo, Qualidade, Percepção, Serviços.

Resumo

O turismo de eventos e, em especial, os festivais, impulsionam a dinâmica social, cultural e econômica das cidades que os sediam, demonstrando considerável crescimento no segmento de eventos, especialmente pelo poder de atração de públicos distintos pelo lazer e entretenimento. Contudo, uma das questões vitais para seu sucesso está na qualidade dos serviços e na sua estrutura operacional. Sob essa reflexão, o estudo buscou analisar a qualidade do 27º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS) segundo a percepção de seus visitantes, em relação aos serviços, infraestrutura e segurança do evento. Em relação aos métodos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o levantamento survey, com amostragem não probabilística. A pesquisa foi aplicada no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues entre os dias 30 de abril a 03 de maio de 2015, com 1.473 entrevistados. Os resultados demonstraram que as expectativas do público foram atendidas por, aproximadamente, 94%. Contudo, algumas variáveis foram desaprovadas, como áreas de estacionamento, praça de alimentação e a divulgação tardia do evento em ferramentas midiáticas, requerendo atenção por parte dos gestores nesses aspectos. 

Biografia do Autor

Maria Emília Martins da Silva Garbuio, Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Avançado Sombrio, Sombrio, SC, Brasil.

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Especialista em Gestão Ambiental - com ênfase em organizações produtivas, pela Universidade do Vale do Itajaí (2007). Bacharel em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Atuou com docente no Curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí, e em atividades de extensão com o trade turístico local e regional do Vale do Itajaí - UNIVALI. Autora de artigos de periódicos nacionais na área de turismo. Tem experiência na área de Turismo e Hotelaria, atuando principalmente nos seguintes temas: Turismo, Gestão Sustentável no Turismo, Planejamento Turístico, Gestão do Conhecimento, Qualidade em serviços turísticos e Metodologia Científica. Atualmente é Docente do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio/SC.

Paula Guadanhim Generoso, Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Avançado Sombrio, Sombrio, SC, Brasil.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002). Pós-Graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá (2009). Possui Mestrado em Administração pela FURB (2012). Atualmente é assistente em administração no Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio.

Gilberto da Rosa Gonçalves, Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Avançado Sombrio, Sombrio, SC, Brasil.

Tecnólogo em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio.

Downloads

Publicado

20.11.2018

Como Citar

Garbuio, M. E. M. da S., Generoso, P. G., & Gonçalves, G. da R. (2018). Os Festivais como estratégia de fortalecimento dos destinos turísticos com vistas à qualidade dos serviços prestados. Caderno Virtual De Turismo, 18(2). https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1288

Edição

Seção

Artigos originais