Os Festivais como estratégia de fortalecimento dos destinos turísticos com vistas à qualidade dos serviços prestados
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.18n2.2018.1288Palavras-chave:
Balonismo, Evento desportivo, Qualidade, Percepção, Serviços.Resumo
O turismo de eventos e, em especial, os festivais, impulsionam a dinâmica social, cultural e econômica das cidades que os sediam, demonstrando considerável crescimento no segmento de eventos, especialmente pelo poder de atração de públicos distintos pelo lazer e entretenimento. Contudo, uma das questões vitais para seu sucesso está na qualidade dos serviços e na sua estrutura operacional. Sob essa reflexão, o estudo buscou analisar a qualidade do 27º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS) segundo a percepção de seus visitantes, em relação aos serviços, infraestrutura e segurança do evento. Em relação aos métodos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o levantamento survey, com amostragem não probabilística. A pesquisa foi aplicada no Parque Municipal de Exposições Odilo Webber Rodrigues entre os dias 30 de abril a 03 de maio de 2015, com 1.473 entrevistados. Os resultados demonstraram que as expectativas do público foram atendidas por, aproximadamente, 94%. Contudo, algumas variáveis foram desaprovadas, como áreas de estacionamento, praça de alimentação e a divulgação tardia do evento em ferramentas midiáticas, requerendo atenção por parte dos gestores nesses aspectos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Caderno Virtual de Turismo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.