Ecossistema empreendedor no turismo em espaço rural: casos de Portugal, Brasil e Espanha

Autores

  • Teresa Costa Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
  • Simone Vasconcelos Ribeiro Galina Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7150-2217
  • Maria Isabel Sanches-Hernandez Universidade de Extremadura, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1255

Palavras-chave:

Empreendedorismo, ecosistema empreendedor, turismo rural

Resumo

O Turismo em Espaço Rural (TER) é determinante para o desenvolvimento das economias locais. Contudo, e apesar de um interesse crescente pelo papel do ecossistema empreendedor na atividade empreendedora, a aplicação desses estudos e a compreensão do impacto desses ecossistemas no TER têm sido ainda pouco desenvolvidas. Através da metodologia de estudo de caso, este artigo tem como objetivos principais compreender a importância da atividade empreendedora TER no desenvolvimento das economias locais, assim como identificar e compreender a importância do ecossistema empreendedor para o desenvolvimento da atividade empreendedora TER. Os resultados sugerem a existência de um conjunto de elementos que contribuem para o desenvolvimento da atividade empreendedora no turismo rural, nomeadamente uma importante rede informal e formal, boas infraestruturas relacionadas com o transporte e telecomunicações, quer em Portugal, quer na Espanha, muito embora mais deficitárias no Brasil, e, na maioria das regiões estudadas, a existência de uma forte cultura empreendedora.

Biografia do Autor

Teresa Costa, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Professora Adjunta no departamento de Economia e Gestão do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorada em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa desenvolveu o seu Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo.

Simone Vasconcelos Ribeiro Galina, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Professora da Universidade de São Paulo na FEA-RP. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações (PPGAO) e líder do Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo com estágio na Lund University (Suécia).

Maria Isabel Sanches-Hernandez, Universidade de Extremadura, Espanha

Professora Adjunta no departamento de Direção de Empresas e Sociologia, da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Extremadura – Espanha. Doutora em Economia e Gestão pela Universidade de Extremadura, desenvolveu o seu Pós-Doutoramento na Universidade de Cranfield no Reino Unido.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Artigos originais