Cicloturismo em Niterói. Potencialidade a partir do Rio de Janeiro

Autores

  • Fátima Priscila Morela Edra Universidade Federal Fluminense, UFF
  • Matheus Lima da Costa Departamento de Turismo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Tuiza Teófilo Fernandes Departamento de Turismo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Cicloturismo, Lazer, Niterói.

Resumo

A mobilidade nas grandes cidades se apresenta como assunto de pauta nos dias de hoje e, neste cenário, a bicicleta se destaca pela facilidade de deslocamento, otimização do tempo, prática de atividade física, qualidade de vida, custo, minimização à poluição etc. Entretanto, não se deve desconsiderar seu uso ao longo dos anos para o lazer, fato que tem contribuído para o aumento do cicloturismo no mundo e país. Este trabalho parte do pressuposto de que a cidade de Niterói apresenta o espaço adequado para a realização do cicloturismo e identifica a cidade do Rio de Janeiro como principal centro emissor. Desta forma, realizou-se pesquisa de campo com ciclistas de lazer visando apontar a(s) variável(is) que influencia(m) a não realização do roteiro. Verificou-se que embora muitos respondentes já tivessem realizado o percurso de bicicleta, ainda sim responderam não conhecer essa possibilidade. Logo, identificou-se ausência de informações sobre o cicloturismo na cidade de Niterói.

Biografia do Autor

Fátima Priscila Morela Edra, Universidade Federal Fluminense, UFF

Doutora em Ciência Política, ULHT. Mestre em Ciências em Engenharia de Transportes, PET/COPPE/UFRJ. Especialista em Ciência Política (FAP) e em Gestão em Turismo e Hotelaria (FACHA). Bacharel em Turismo, UNESA. Atua como Docente no curso de Bacharel em Turismo no Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Áreas de atuação: turismo, transportes e políticas públicas.

Matheus Lima da Costa, Departamento de Turismo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Departamento de Turismo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Tuiza Teófilo Fernandes, Departamento de Turismo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Departamento de Turismo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Downloads

Publicado

27.01.2016

Como Citar

Edra, F. P. M., Costa, M. L. da, & Fernandes, T. T. (2016). Cicloturismo em Niterói. Potencialidade a partir do Rio de Janeiro. Caderno Virtual De Turismo, 15(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/1222

Edição

Seção

Artigos originais