Santos e Região Convention & Visitors Bureau e a governança para o desenvolvimento turístico da costa da Mata Atlântica (SP)

Autores

  • Daniela tineo Oliveira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
  • Edegar Luis Tomazzoni Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1195

Palavras-chave:

urismo, Governança, Redes, Convention Bureaux, Costa da Mata Atlântica (SP).

Resumo

Os Conventions Bureaus são entidades que articulam ações de divulgação e de marketing para promover os destinos turísticos. As relações em redes são fundamentais para fortalecer os vínculos de confiança, a cooperação, o capital social e tornar uma região turisticamente competitiva. O objetivo deste artigo é analisar a governança e as relações de redes interorganizacionais no Santos e Região Convention & Visitors Bureau para o desenvolvimento do turismo regional. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, de caráter descritivo, com revisão bibliográfica e investigação documental, e entrevista semiestruturada com o diretorexecutivo da entidade. Além desses procedimentos, aplicou-se questionário a 14 gestores, e os resultados foram analisados em escala Likert, calculando-se o ranking médio das respostas com variáveis que avaliam o grau de governança e a consolidação da rede. Constatou-se que o Santos e Região CVB exerce a governança do turismo da região, todavia, os relacionamentos devem ser fortalecidos, com base na comunicação e nos vínculos de confiança entre os atores responsáveis envolvidos.

Biografia do Autor

Daniela tineo Oliveira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Turismo

Edegar Luis Tomazzoni, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação com Ênfase em Turismo pela Escola de Ciências e Comunicações (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Docente do Mestrado em Turismo, do Mestrado em Mudança Social e Participação Política, e do Curso de Graduação em Lazer e Turismo, na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP)

Downloads

Publicado

2018-02-04

Como Citar

Oliveira, D. tineo, & Tomazzoni, E. L. (2018). Santos e Região Convention & Visitors Bureau e a governança para o desenvolvimento turístico da costa da Mata Atlântica (SP). Caderno Virtual De Turismo, 17(3). https://doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1195

Edição

Seção

Artigos originais