Santos e Região Convention & Visitors Bureau e a governança para o desenvolvimento turístico da costa da Mata Atlântica (SP)
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1195Palavras-chave:
urismo, Governança, Redes, Convention Bureaux, Costa da Mata Atlântica (SP).Resumo
Os Conventions Bureaus são entidades que articulam ações de divulgação e de marketing para promover os destinos turísticos. As relações em redes são fundamentais para fortalecer os vínculos de confiança, a cooperação, o capital social e tornar uma região turisticamente competitiva. O objetivo deste artigo é analisar a governança e as relações de redes interorganizacionais no Santos e Região Convention & Visitors Bureau para o desenvolvimento do turismo regional. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, de caráter descritivo, com revisão bibliográfica e investigação documental, e entrevista semiestruturada com o diretorexecutivo da entidade. Além desses procedimentos, aplicou-se questionário a 14 gestores, e os resultados foram analisados em escala Likert, calculando-se o ranking médio das respostas com variáveis que avaliam o grau de governança e a consolidação da rede. Constatou-se que o Santos e Região CVB exerce a governança do turismo da região, todavia, os relacionamentos devem ser fortalecidos, com base na comunicação e nos vínculos de confiança entre os atores responsáveis envolvidos.