Turismo de Base Comunitária: uma possibilidade pensada com moradores do Bairro Alto do Cruzeiro, em São Luiz do Paraitinga/SP

Autores

  • Mariana Tomazin Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), Brasília, DF, Brasil
  • Patrícia Alves Ramiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.16n3.2016.1175

Palavras-chave:

Turismo de base comunitária, Alto do Cruzeiro, São Luiz do Paraitinga.

Resumo

São Luiz do Paraitinga, estância turística localizada no estado de São Paulo, é conhecido por seus casarões do século XIX e suas festas populares. Em 2010, o município sofreu com a maior enchente de sua história, quando viu parte de seu patrimônio arquitetônico ruir. Doravante, o período de reconstrução pós-enchente reforçou o olhar de gestores públicos e de alguns segmentos sociais locais para a relevância do turismo para o desenvolvimento local. Em consonância com o contexto vivido, o presente trabalho teve como objetivo pensar com os moradores do bairro Alto do Cruzeiro suas potencialidades para o planejamento de um turismo mais sustentável, visto que vivem em condições mais precárias no que se refere ao acesso a bens e serviços. Com base na metodologia da história oral e na realização de um diagnóstico rápido participativo pode-se constatar a existência de um bairro com fortes vínculos de amizade e portador de um sentimento enraizado de pertencimento ao lugar, características que, somadas às manifestações culturais identificadas, poderão servir de suporte para o desenvolvimento do turismo de base comunitária no bairro.

Biografia do Autor

Mariana Tomazin, Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), Brasília, DF, Brasil

Mestranda em Turismo pela Universidade de Brasília. Membro do Núcleo de Pesquisa de Turismo e Políticas Públicas do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília - CET/UNB. Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho".

Patrícia Alves Ramiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos originais