Articulação em redes como um processo de construção de significado para o fortalecimento do turismo de base comunitária

Autores

  • Debora Goes Urano Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
  • Felipe de Souza Siqueira Faculdade do Vale Do Jaguaribe
  • Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.1173

Palavras-chave:

Redes Sociais, Redes de Contrapoder, Redes de Turismo de Base Comunitária

Resumo

Diversas iniciativas de turismo de base comunitária vêm buscando, como estratégia para o seu fortalecimento, a articulação por meio da formação de redes. O presente trabalho examina essas redes a partir de uma abordagem teórica, realizada por meio de pesquisa bibliográfica apoiado em autores como Capra (1996, 2002), Castells (1999, 2013), Scherer-Warren (2006, 2007) e Rovere (1999); e pesquisa documental em materiais produzidos pela Rede Turisol e Rede Tucum. O estudo apresentou que as Redes de Turismo de Base Comunitária constituem redes sociais de contrapoder constituídas por diferentes níveis de colaboração. Nelas, as conexões ocorrem por meio de um processo de comunicação que cria um contexto de significados e valores comuns que permite que os diversos nós envolvidos construam um sentimento de identidade e pertencimento enquanto membro da rede, fortalecendo a luta por um outro modelo de organização do turismo.

Biografia do Autor

Debora Goes Urano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Bacharel em turismo pela Universidade de Fortaleza. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN).

Felipe de Souza Siqueira, Faculdade do Vale Do Jaguaribe

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professor da Faculdade do Vale Do Jaguaribe (FVJ).

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Doutor em Ciências do desenvolvimento socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Atualmente é professor e pesquisador do departamento de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2016-11-05

Edição

Seção

Artigos originais