Empresas turísticas y factores de innovación: Evidencias a partir del caso de estudio de Cuenca (Ecuador)

Autores

  • Silvana Astudillo Universidad de Cuenca, Equador
  • Jose Prada-Trigo Universidad Concepción, Chile

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1112

Palavras-chave:

Innovación, Empresas Turísticas, Correlación, Cuenca, Ecuador.

Resumo

O artigo apresenta uma análise descritiva da introdução das inovações: produto, processo, organização e comercialização nas micro, pequenas e médias empresas de turismo na cidade de Cuenca (Equador), no período de gestão 2011 e 2012. Foi aplicado um questionário para 90 empresas do setor, com indicadores qualitativos. Os resultados das análises indicaram que as inovações incrementais são mais do que as radicais, principalmente com melhorias no produto e a introdução de novos processos, melhorias nas práticas empresariais de negócios e na incorporação de mecanismos de promoção dentro da comercialização. As inovações incrementais e radicais mostram uma associação com o tamanho da empresa e as vendas anuais.

Biografia do Autor

Silvana Astudillo, Universidad de Cuenca, Equador

Doctorando en Administración de Empresas, Universidad Nacional del Sur, Argentina

Docente Facultad de Ciencias de la Hospitalidad, Investigador Unidad de Innovación y Transferencia Tecnológica Universidad de Cuenca

Jose Prada-Trigo, Universidad Concepción, Chile

Phd en Geografía Humana. Profesor Asociado del Dpto. de Geografía. Universidad de Concepción, Chile

Publicado

04.02.2018

Como Citar

Astudillo, S., & Prada-Trigo, J. (2018). Empresas turísticas y factores de innovación: Evidencias a partir del caso de estudio de Cuenca (Ecuador). Caderno Virtual De Turismo, 17(3). https://doi.org/10.18472/cvt.17n3.2017.1112

Edição

Seção

Artigos originais