“Que o jogo comece”: um olhar acerca da construção de sentidos sobre remuneração no setor de alojamento

Autores

  • Iraneide Pereira Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
  • Celiane Camargo-Borges NHTV Breda University of Applied Sciences, Holanda
  • Diego Costa Mendes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n2.2017.1084

Palavras-chave:

Alojamento, construcionismo social, remuneração.

Resumo

O discurso organizacional recentemente colocou um grande foco no valor das pessoas no trabalho, considerando-as como um elemento estratégico para o crescimento das organizações. Nesse contexto, a remuneração desempenha um papel importante na recompensa dos profissionais pelo seu desempenho e pela motivação dentro da organização (FLEURY, 2002). Esta pesquisa explora a construção de sentidos sobre remuneração, a partir da perspectiva dos trabalhadores do setor hoteleiro e participantes da fanpage “Escravos da Hotelaria”, realizando-se um estudo qualitativo, baseado no quadro teórico construcionista social com contribuições da netnografia como método. A análise dos dados explorou as metáforas presentes na fanpage, buscando compreender a complexidade do tópico e mostrar como os participantes interagem e reagem mostrando ironia e humor. A pesquisa conclui que, no “jogo da remuneração”, metáfora utilizada na plataforma, os trabalhadores do hotel não têm oportunidade de negociar as regras e, portanto, nenhuma possibilidade de ganhar, o que é considerado como um sonho, mas como um dos trabalhadores disse “sonhar não custa nada”, mostrando um sentido de esperança no coletivo.

Biografia do Autor

Iraneide Pereira Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graducação em Adminsitrração da Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Celiane Camargo-Borges, NHTV Breda University of Applied Sciences, Holanda

Pesquisadora, Coordenadora e Professora em Desenvolvimento Organizacional e Construcionismo Social da NHTV Breda University of Applied Sciences - Imagineering Academy (Holanda)

Diego Costa Mendes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor e pesquisador na área de gestão, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando, no presente momento, sobre os seguintes temas: Governança, Desenvolvimento e Gestão Pública. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Superior em Gestão, cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

08.12.2017

Como Citar

Silva, I. P., Camargo-Borges, C., & Mendes, D. C. (2017). “Que o jogo comece”: um olhar acerca da construção de sentidos sobre remuneração no setor de alojamento. Caderno Virtual De Turismo, 17(2). https://doi.org/10.18472/cvt.17n2.2017.1084

Edição

Seção

Artigos originais