A paisagem da cidade histórica e turística: fenomenologia da experiência estética

Autores

  • Arley Andriolo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.16n3.2016.1068

Palavras-chave:

Turismo Cultural, Arte e Turismo, Psicologia e Estética, Comunidades de Artistas

Resumo

Esta pesquisa trabalha com a imagem das cidades históricas e turísticas. Mais especificamente, observou-se narrativas de artistas e processos artísticos na visita aos ateliês da cidade de Paraty (RJ). Analisando o trabalho de pintores, notou-se o grande número de paisagens. Na interface entre a psicologia e os estudos do turismo, este artigo pretende desenvolver dois objetivos principais: chamar a atenção para o valor dessas pinturas enquanto objetos da experiência estética e, por meio da abordagem fenomenológica, evidenciar que tais imagens participam da constituição da paisagem e da experiência do lugar.

Biografia do Autor

Arley Andriolo, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), São Paulo, SP, Brasil

Professor Associado Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde é coordenador do Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte. Bacharel e licenciado em História (FFLCH e FE-USP), Doutor em Psicologia Social (IP-USP), recebeu o título de Livre-Docência em 2014, com a tese A transformação do mundo em pintura: estudos em psicologia social do fenômeno das imagens. Orientador do Programa de pós-graduação em Psicologia Social (IP-USP), junto à linha de pesquisa “Psicologia Social de Fenômenos Histórico-Culturais Específicos”, na subárea “Percepção e experiência estética na vida social”.

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Publicado

17.02.2017

Como Citar

Andriolo, A. (2017). A paisagem da cidade histórica e turística: fenomenologia da experiência estética. Caderno Virtual De Turismo, 16(3). https://doi.org/10.18472/cvt.16n3.2016.1068

Edição

Seção

Artigos originais