Representações sociais e o turismo: consubstanciação de geossímbolos

Rita Maria de Paula Garcia

Resumo


A geografia oferece campo vasto para o estudo do turismo. As representações sociais estão presentes na espacialidade do turista, indivíduo que a partir de seus deslocamentos promovem uma dinâmica que inclui pessoas, lugares e representações que constituem parte de sua experiência. O objetivo da pesquisa consiste em desvelar as representações simbólicas e apropriações do espaço pertinentes ao turismo e ao turista, especificamente. Para tal, o procedimento adotado foi pesquisa bibliográfica sobre os temas: produção do espaço, representações sociais e geossímbolos. Conclui-se que os símbolos operam, no âmbito do percebido e vivido, uma realidade concreta, e isso pode ser encarado como resultado de um investimento em lugares, coisas e objetos, coroados por uma sobrecodificação instalada nas representações e nas ausências para aqueles que se distanciam. Os geossímbolos são a expressão das representações e apropriações do turista, formuladas e/ou reformuladas por este.

Palavras-chave


Representação Social, Geossímbolo; Turismo.

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