Turismo comunitário e internet: análise dos sites das experiências no Brasil

Gabriel Chagas Teodózio Prudêncio Coutinho, Guilherme Mendes Thomaz, Carlos Alberto Cioce Sampaio

Resumo


Este artigo analisa o turismo comunitário no espaço virtual, identificando experiências brasileiras e se elas apresentam conteúdos, informações e funcionalidades básicas para atender às necessidades dos potenciais turistas. Como metodologia, criou-se instrumento de coleta de dados específico, adaptado ao turismo comunitário. E como principais resultados, auferiram-se: quais os potenciais que internet e mídias sociais oferecem; quais experiências de turismo comunitário no Brasil utilizam a internet; quais mídias sociais podem ser mais bem exploradas na promoção turística dos destinos comunitários; que há desatenção quanto ao potencial que público estrangeiro oferece ao turismo comunitário no Brasil; que as experiências podem estar mais atentas à complexidade de informações exigidas pelo turismo comunitário, mas que estas valorizam seus diferenciais como produto turístico; por fim, que tais experiências não estão imbricadas em redes macros de turismo comunitário. As análises realizadas sugerem necessidade de melhor planejar os destinos comunitários em formato de redes, a exemplo de algumas iniciativas no Brasil e no mundo, tanto no momento de estruturar o produto, quanto no momento de propor estratégias de promoção e venda.

Palavras-chave


Turismo; Desenvolvimento; Turismo Comunitário; Marketing de Destinos Turísticos; Internet e Mídias Sociais.

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