Estereótipos e destinos turísticos: o uso dos estereótipo nos folders de uma agência de fomento ao turismo

Marcos Emanuel Pereira, Tuta Ornelas

Resumo


O presente trabalho procura identificar e discutir o uso dos estereótipos pelas agências de fomento ao turismo. Após a apresentação de uma breve revisão sobre os estereótipos, procura identificar o potencial utilitário dos estereótipos, tentando estabelecer como eles são utilizados como um meio de divulgar e promover os destinos turísticos. Para tal, apresenta uma análise de trinta e cinco folders institucionais da Bahiatursa, a agência de fomento ao turismo do Estado da Bahia. A análise descritiva dos folders permitiu identificar algumas categorias básicas de estereótipos explorados para a venda do destino turístico Bahia : terra da felicidade, povo festeiro, povo hospitaleiro, povo mestiço, povo religioso. A conclusão do trabalho procura evidenciar como os estereótipos influenciam a percepção que viajantes e moradores mantém e sustentam visões estereotipadas a respeito dos grupos sociais.
Palavras-chave: Estereótipos; Turismo; Percepção

Abstract:

The goal of this paper is both to identify and discuss the use of stereotypes by tourism promotion agencies. Following an overview of stereotypes, the study aims to pinpoint their potential usefulness, trying thus to elicit the manner they are used as a means to divulge and promote touristic destinations. The study is based on the analysis of 35 folders produced by Bahiatursa, Bahia State tourism promotion agency. Descriptive analysis made it possible to identify some basic categories of stereotypes used in presenting Bahia as a touristic destination: land of happiness, merry people, kind, of mixed blood and pious. Conclusion seeks to show how stereotypes influence the perception of social groups held by tourists.
Key-words: Stereotypes; Tourism; Perception


Palavras-chave


Estereótipos; Turismo; Percepção; Stereotypes; Tourism; Perception

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